*Artistas e intelectuais de todas as tendências e linhas de ação de Rondônia estão convidados para a reunião marcada para o próximo sábado, 6, a partir das 10 horas, na Casa da Cultura, visando a reativação da Associação Rondoniana, entidade que congrega os vários segmentos das artes do Estado.
*A movimentação foi iniciada no último dia 28, quando um grupo pertencente à Associação Rondoniana se reuniu e decidiu retomar o trabalho que visa o incentivo às várias formas de atividade cultural do Estado.
*Na ocasião, um debate coordenado pela artista plástica Rita Queiroz colocou em evidência a necessidade dos artistas de todas as classes e segmentos se unirem para, juntos, realizarem ações para elevar a arte do Estado, que ultimamente, segundo ela, “está tão estagnada”.
*A maior reclamação dos presentes àquela reunião preliminar foi a falta de incentivo e de apoio por parte de entidades públicas e privadas. Na ocasião, ficou evidenciado que entre os diversos motivos porque os artistas não conseguiam apoio para seus trabalhos, o principal deles é a falta de união dos próprios artistas.
*Para que tal união possa acontecer, ficou decidido que o melhor caminho será a reativação e funcionamento da Associação Rondoniana, entidade voltada para as artes e a cultura que existe há alguns anos, mas que encontra-se paralisada.
No encontro, os participantes concordaram que a primeira ação a ser feita é convidar pessoas de todas as áreas e segmentos artísticos tais como músicos, atores, pintores, desenhistas, escultores, escritores, artesãos, circenses, performistas e outros, para participarem de uma reunião que será realizada no próximo sábado, dia 06 de maio, às 10 horas da manhã na Casa da Cultura Ivan Marrocos, quando serão apresentados e debatidos temas de interesse de toda classe artística, tais como:
• *Reativação da Associação Rondoniana de artes e cultura
• *Convite para que se formem chapas para concorrerem à próxima eleição da Diretoria da Associação, haja vista que o mandato do ultimo presidente está vencido encontrando-se, portanto, vago os cargos.
• *Definir meios logísticos e financeiros para que a Associação se desenvolva e dê condições para prestigiar, financiar e promover eventos artísticos de todos os segmentos e para todos os artistas
• *Unir a classe artística de todos os segmentos, com objetivo maior de cuidar dos interesses dos artistas em geral
• *Iniciar um movimento com vista a aprovar leis de incentivo às artes no estado de Rondônia e em todos os seus municípios.