Após 25 sessões de radioterapia, 11 sessões de quimioterapia e 4 sessões de braquiterapia, Edijane Vasconcelos, 46 anos, venceu o câncer do colo de útero. “Fiquei 8 meses em remissão. Agora, com novos exames, apareceu a metástase nos ossos”, contou ela ao
Rondoniaovivo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a metástase acontece quando as células do câncer se desprendem do tumor principal, entram na circulação sanguínea ou linfática e se disseminam e se alojam em outras partes do corpo, formando novos tumores. “Agora, vou começar novas sessões de quimio e radioterapia”, continuou Edijane.
Edijane é moradora do assentamento Santa Rita, localizado a cerca de 54 quilômetros de Porto Velho (RO). Ela vai iniciar a nova fase de tratamento no dia 25 deste mês, e precisa de ajuda para custear o transporte até o Hospital de Amor. “Eu, meu marido e meu netinho moramos no sítio e não temos transporte”, relatou.
Ela estima que gasta cerca de R$ 150 para ir até o hospital, que fica longe de sua casa. “Isso é só a ida, a volta são outros R$ 150 para ir de carro”. Além do transporte, Edijane precisa pagar parte dos medicamentos do tratamento do câncer e cintas específicas para coluna e joelhos.
“Não recebo nenhum benefício. Estou há um ano esperando o processo do INSS, o primeiro foi negado”. Alice Santarosa, amiga de Edijane, criou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro. Interessados podem ajudar clicando
neste link ou entrando em contato direto com Edijane, no número (69) 9983-8274.