Cinco empresas locais se habilitaram e começou um grande imbróglio que só compra pública consegue produzir
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Passamos por um período atípico em nossas vidas. Nenhum de nós havia passado por uma pandemia mundial, que obrigasse a praticarmos o isolamento social e assistir impotentes as mortes de milhares de pessoas.
Com o Corona Vírus vieram diversas ações no sentido de minimizar o contágio de mais pessoas. Uma delas é a sanitização de ambientes públicos e particulares.
Neste escopo, a Prefeitura de Porto Velho lançou um chamamento público no dia 27/04/2020 para dar uma 'sanitizada' na capital, que tem pontos com esgoto a céu aberto que fedem a fossa.
E foi criado o processo 10.00291-000/2020 que previa a contratação de 3.999,97 horas/máquina de serviço para aplicação de produtos via atomização e sanitização com caminhão de hidro-jato. Uma compra grande, que se fosse executada por uma única equipe, trabalharia 24 horas por dia, por cerca de 170 dias seguidos.
URGÊNCIA
Cinco empresas locais se habilitaram e começou um grande imbróglio que só compra pública consegue produzir.
No termo de referencia pedia-se, pela necessidade de urgência de se executar serviço, que a empresa deveria "comprovar estoque mínimo, inclusive quanto à possíveis reservas técnicas, 50 litros de produto, 7 atomizadores e caminhão com o equipamento especificado , com nota fiscal antes da contratação, causa que vários produtos encontram se em escassez no mercado"
Também deveria apresentar atestado de capacidade técnica, que comprovasse expertise no serviço a ser contratado.
No dia da abertura das propostas, um conhecido politico local se apresentou como representante de uma das empresas. Ele é conhecido como um grande 'lobista' no meio público/privado. Ou seja, conhece os caminhos.
Pois bem, a empresa representada pelo politico local sagrou-se vencedora, com preço bem abaixo das outras concorrentes e algumas situações no processo chamam a atenção. O valor total do contrato ficou em cerca de R$ 1 milhão.
1º - No quesito capacidade técnica, apresentou atestado de uma construtora que garantiu com todas as letras que a referida empresa teria realizado 350 horas com equipamento de automatização e mais 300 horas de hidro-jato.
Chama a atenção a grande quantidade de horas trabalhadas (650) para um único cliente, que tem sua sede física com pouco mais de 40 metros quadrados. Vai gostar de sanitizar lá longe.
SEM URGÊNCIA
2°- Uma comissão de fiscalização foi criada a pedido da Superintendência Municipal de Licitações, através da portaria 031/2020. Seguindo orientação da SML, foram conferir ‘ín-loco' a efetiva capacidade da empresa que ofertou o menor preço.
E detectaram que a empresa que o grande politico é 'representante' não possuiria na data da diligência, dia 30/4, os produtos e equipamentos necessários ao imediato e efetivo inicio da execução de serviço.
A empresa argumentou que providenciaria tudo que exigia o projeto básico e apresentariam no primeiro dia útil subsequente a fiscalização.
Como era final do mês e 1° de maio era feriado, ficou combinado que apresentariam os produtos e equipamentos no dia 4 de maio (segunda). E assim fizeram , quando nova fiscalização foi realizada, apresentaram as notas fiscais de compra de produtos que garantiriam a reserva técnica mínima exigida de atomizadores e produto sanitizante.
URGENTISSIMO
Fiquei com uma duvida. Se não tinham produtos, nem equipes, como fizeram 650 horas de serviço para a construtora?
Se eu fosse fiscal diligente da lei, dava uma olhada no que está acontecendo na referida contratação, caldo de galinha e prudência nunca fez mal e se puderam esperar quatro dias para a empresa que ganhou comprar, pode esperar um pouco mais.
E, enquanto não limpam as ruas, calçadas e fossas da capital.
FIQUEM EM CASA.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!