MISSÃO: China se torna o primeiro país a mostrar o lado oculto da lua; entenda

Missão asiática foi inédita e durou 53 dias; o pouso foi feito nesta terça-feira (25)

MISSÃO: China se torna o primeiro país a mostrar o lado oculto da lua; entenda

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta terça-feira (25), a sonda chinesa Chang'e-6 pousou com sucesso na Terra trazendo amostras da Lua, de acordo com a imprensa estatal. Com isso, a China se tornou o primeiro país no mundo a conseguir coletar amostras do lado oculto da lua e trazê-las para a Terra.

 

A Chang'e-6 fez um pouso no norte da China por volta das 14h06, pelo horário local (3h06, em Brasília). Contabilizando a viagem de ida para a Lua e de volta para a Terra, a missão durou 53 dias.
 
A sonda chinesa pousou no lado oculto do satélite terrestre no dia 2 de junho. A alunissagem aconteceu na bacia de Aitken, uma das maiores crateras de impacto no sistema solar.
 
A ação contou com a ajuda de um braço robótico e de um perfurador, e a sonda coletou amostras da Lua e deixou o satélite natural dois dias depois do pouso.
 
A parte oculta da Lua, que nunca é visível da Terra, possui um grande potencial de pesquisa, de acordo com os cientistas. Isso porque, diferentemente do lado que conseguimos ver, as crateras do lado oculto não estão cobertas por fluxos de lava antigos.
 
A China planeja enviar uma missão tripulada à Lua até 2030, além de construir uma base superficial no satélite natural.
 
O presidente Xi Jinping vem se esforçando de maneira considerável para poder realizar o "sonho espacial" do país. Na disputa, os EUA planejam enviar astronautas em uma missão que deverá ocorrer no ano de 2026.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS