ASSISTA: Avião sofre danos ao passar por tempestade na Rússia; veja o vídeo

Um raio atingiu um Antonov AN-124 e a aeronave ficou danificada

ASSISTA: Avião sofre danos ao passar por tempestade na Rússia; veja o vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um raio atingiu um Antonov AN-124 e a aeronave ficou danificada por incidência de granizo após passar por uma tempestade quando pousava em Krasnoyarsk, na Rússia, na quarta-feira, 27 de maio.
 
O Antonov modelo AN-124-100 da companhia aérea russa Volga Dnjepr, registrado sob a matrícula RA-82078, executava o voo de número VI-3469 de Paris-Vatry (França) para Krasnojarsk (Rússia), e estava se aproximando do destino quando recebeu o raio e os danos ao passar pela tempestade.
 
A tripulação continuou para um pouso seguro na pista 29 de Krasnojarsk, conforme mostram os dados de voo do FlightRadar24.
 
 
Um vídeo, gravado na hora em que o grande cargueiro aproximava-se de seu pouso, mostrou o momento em que ele foi atingido por um raio, o chamado “lightning strike”, em meio à tempestade:
 

 
Uma foto da aeronave, feita em solo após a conclusão do voo, mostra que o radome (carenagem do nariz da aeronave, que protege o radar) foi bastante danificado, ficando totalmente deformado. Essa região não é feita de metal, mas sim de materiais que permitam a passagem das ondas eletromagnéticas do radar, por isso sua menor resistência leva a danos como este.
 
O radome do AN-124 danificado
 
 
Apesar de o raio ter atingido o Antonov, é importante destacar que a deformação do radome se deve exclusivamente ao impacto de pedras de granizo.
 
Externamente, a descarga elétrica de um raio é capaz de causar apenas danos pontuais de queimadura dependendo do ponto em que entra e sai da fuselagem.
 
Já internamente, é possível que componentes mecânicos e eletrônicos sejam danificados de acordo com o caminho que fez a corrente elétrica entre a entrada e a saída. Por esse motivo, a aeronave que recebe uma descarga elétrica passa por uma rotina específica de inspeção detalhada para avaliar se houve danos.
 
Para a tripulação do cargueiro, entretanto, assim como para os viajantes no caso de aviões de passageiros, não há riscos, uma vez que a fuselagem da aeronave atua segundo princípios físicos que mantêm a carga elétrica nas regiões periféricas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS