MEIO AMBIENTE: Desmatamento na Amazônia aumenta pelo quinto mês consecutivo

Os dados, ainda preliminares, foram divulgados nesta sexta-feira (11/10) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

MEIO AMBIENTE: Desmatamento na Amazônia aumenta pelo quinto mês consecutivo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento da Amazônia aumentou 96% em setembro deste ano em relação ao mesmo mês no ano passado. Desde junho, o índice de desmatamento tem registrado aumentos constantes e expressivos. Foi o quinto mês consecutivos de aumento. Os dados, ainda preliminares, foram divulgados na última sexta-feira (11/10).


Em setembro, foram desmatados 1.447 km² de floresta. Entre janeiro e setembro, o desmatamento na Amazônia soma 7.854 quilômetros quadrados, segundo dados do Inpe. Durante todo o ano, o Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real registrou um aumento de 93% no desmatamento em relação ao mesmo período de 2018.



O Inpe, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, utiliza três tipos de dados para monitorar as florestas: o Prodes, o Deter e o Terraclass. O sistema Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), desenvolvido pelo próprio Inpe e lançado em 2004, divulga os dados preliminares, obtidos por meio de alertas.

 

Trata-se de um sistema que produz alertas diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores do que três hectares. Os alertas indicam áreas totalmente desmatadas (corte raso) e áreas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

 

Os dados do Deter são confirmados pelo Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que produz dados anuais. O sistema, em funcionamento desde 1988, contabiliza o que, de fato, foi perdido de mata nativa.



Utilizado por institutos de pesquisa, o Terraclass mede as mudanças no uso do solo e verifica se o terreno da floresta desmatada está sendo usado para pecuária, agricultura, mineração ou pasto, por exemplo. O levantamento é feito por satélite, o mais recente é de 2014.

 

O sistema foi desenvolvidos em parceria entre o Inpe e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os dados do Terraclass qualificam o que é detectado pelo Prodes e pelo Deter.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS