Com 12 milhões de visitantes ao ano, monumento é o mais visitado da Europa; em minutos, a torre despencou
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um incêndio atingiu a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, uma das igrejas mais visitadas do mundo e o monumento histórico mais visitado da Europa nesta segunda-feira. Imagens nas redes sociais mostram fumaça saindo do topo da catedral medieval. Uma grande operação está em curso, de acordo com o Corpo de Bombeiros da capital francesa. Minutos depois do início do incêndio, a torre da igreja despencou.
De acordo com o porta-voz de Notre Dame, o incêndio foi declarado às 18h50 do horário local (13h50 de Brasília), praticamente na mesma hora em que acaba o horário de visitação (18h45). A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral, diz a agência Efe.
Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado a reformas do edifício que estão em curso. As chamas já tomam toda a estrutura do telhado.
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) 15 de abril de 2019
"Um terrível incêndio está em curso na catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança", escreveu em seu Twitter a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
I don’t know what happened, but there is fire at #NotreDame pic.twitter.com/7zVHjY9dUw
— Silvia López Serra (@slopezserra) 15 de abril de 2019
O presidente da França, Emmanuel Macron, cancelou um discurso à nação que faria nesta tarde por conta do incêndio.
No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar. A catedral gótica, rodeada pelas águas do Rio Sena, recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!