O prêmio, bastante concorrido em nível nacional, foi entregue pelo deputado Léo de Brito, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, em nome da Mesa Diretora do Poder Legislativo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última quarta-feira (14), em sessão solene no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o conselheiro Benedito Antônio Alves, membro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), recebeu o prêmio nacional “Chico Mendes”, versão 2016, em razão de sua forte e destacada atuação profissional em defesa do Bioma Amazônia.
O prêmio, bastante concorrido em nível nacional, foi entregue pelo deputado Léo de Brito, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, em nome da Mesa Diretora do Poder Legislativo.
Na ocasião, o deputado federal Marcos Rogério, parlamentar que indicou o nome de Benedito Alves para concorrer em nível nacional com diversas pessoas físicas e entidades da sociedade civil ao recebimento do prêmio, destacou a atuação do agraciado na defesa das unidades de conservação da Amazônia, falando de sua atuação acadêmica e profissional e da sua rica biografia de serviços prestados ao Estado de Rondônia.
Também o deputado Lindomar Garçom, que na sessão solene proferiu discurso representando o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, após elogiar os agraciados, destacou que, em relação ao conselheiro Benedito Alves pesou, para sua escolha, o mérito curricular, já que, além de conselheiro do Tribunal de Contas , é professor universitário, sendo pioneiro, no Brasil, em comentar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tendo feito defesa de dissertação de mestrado sobre o tema Amazônia Brasileira e escrito o livro “Amazônia Brasileira: Soberania Ameaçada”, o que favoreceu sua eleição.
RECONHECIMENTO
Em seu pronunciamento, Benedito Alves disse que era uma honra receber prêmio tão importante em nível nacional, em reconhecimento à sua atuação na defesa da Amazônia, a começar pela própria nomenclatura do prêmio (Chico Mendes), que é sinônimo de sustentabilidade em todo o planeta.
Disse compartilhar o prêmio com todos os amazônidas, especialmente com seus pares e funcionários do Tribunal de Contas de Rondônia, que participaram da auditoria nas unidades de conservação, e com todos aqueles que defendem essa rica e estratégica região brasileira, homens, mulheres e jovens, civis e militares (a exemplo do General Costa Neves e do ambientalista Manoel Fernandes Neto), que dedicam suas vidas à preservação ambiental dessa importante região brasileira.
Segundo o conselheiro, a Amazônia brasileira com sua inigualável fauna e flora, sua imensurável riqueza mineral e biodiversidade é a nossa “galinha dos ovos de ouro”, acreditando ser perfeitamente possível utilizar-se os ovos de ouro para triplicar o PIB brasileiro, sem que tenhamos que matar a galinha.
E finalizou citando Euclides da Cunha: “A Amazônia é o último capítulo do Gênesis que ainda não foi escrito”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!