Patrão que não assinar carteira de trabalho será multado

Patrão que não assinar carteira de trabalho será multado

Patrão que não assinar carteira de trabalho será multado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O patrão que não fizer o registro do empregado doméstico na carteira de trabalho poderá ser multado em, pelo menos, um salário mínimo (R$ 724). É o que determina a Lei 12.964 sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada, ontem, no “Diário Oficial da União”, sobre as infrações à legislação do trabalho doméstico, que passam agora a ser punidas com as mesmas multas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A norma entrará em vigor em 120 dias (a partir de 8 de agosto). Ela estabelece que o tempo de serviço do empregado, a idade, o número de empregados e o tipo da infração serão fatores considerados para medir a gravidade da infração.

O valor da multa poderá até dobrar, de acordo com a Justiça trabalhista, dependendo do grau de omissão do empregador, como no caso de falta de anotação da data de admissão, da remuneração do empregado na carteira de trabalho e também em casos de reincidência.

A elevação da multa, contudo, poderá ser reduzida caso o patrão reconheça voluntariamente o tempo de serviço e regularize a situação do seu empregado.

A Justiça trabalhista entende que há vínculo empregatício quando o trabalho é feito pelo menos três vezes por semana em uma determinada residência. Caso contrário, as atividades correspondem a de diarista, em que não há a obrigatoriedade de formalização em carteira de trabalho.

Enquanto isso, a regulamentação da emenda constitucional aprovada pelo Congresso -conhecida como “PEC das domésticas”- há um ano, que ampliou os direitos dos domésticos segue sem votação. A regulamentação foi aprovada em julho de 2013 pelo Senado, mas ainda não foi votada pela Câmara e permanece na espera.

A emenda garante a esses profissionais direitos como pagamento de Fundo de Garrantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e banco de horas. Sem sua regulamentação aprovada, essas garantias não podem entrar em vigor.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS