A ética nos dias de hoje – Por Márcio Felisberto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O motivo desse declínio se deve ao fato da política ter sido dominada pelos demagogos e também por conta da perda dos valores que outrora, a sociedade respondia automaticamente. Valores esses que segundo a boa ética, define-se como sendo o bom modo de viver pelo pensamento humano.
O maior e melhor exemplo a ser citado é a nossa classe política que em sua boa parte, buscando ter reconhecimento e valor perante aos homens a partir dos bens que possam vir a obter, materialmente falando, saqueiam os cofres públicos tirando do povo recursos que deveriam ser empregados na prestação de serviços a população (educação, saúde, segurança, infra-estrutura).
O pior é que mesmo sendo descobertos tais crimes, a impunidade acaba que fomentando essas práticas criando-se um ciclo vicioso. Os mesmos demagogos atenienses da época da Grécia, presente em meio a esfera público-administrativo, são os que hoje estão em meio aos que nos representam.
Como a ética está intimamente ligada ao caráter, essa perda de valores deixa de ser um caso particular, propriamente dito, das esferas políticas. Está presente em todos os segmentos da sociedade.
Com a revolução industrial e o crescente avanço do capitalismo até os dias de hoje, a luta pela acumulação de bens e, francamente falando, pela sobrevivência, tem gerado muitas vítimas sociais por conta das desigualdades criadas.
Em todos os segmentos: empresas públicas ou privadas, no convívio entre casais ou em meio às relações com multidões, a nossa boa e velha ética vem se perdendo cada vez mais.
Quando a ética foi intelectualmente criada, teve-se o propósito da reflexão e da defesa dos conceitos e valores presentes na relação entre o coletivo e o individual, pois a ética, a moral e a justiça se perdem a cada dia frente ao poder econômico, fazendo se necessário um resgate dos valores que sem perceber, estamos deixando para traz.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!