TAISSA SOUSA: Deputada cobra falta de leite para crianças intolerantes a lactose na rede pública de saúde

A fórmula é indicada para a gestão nutricional de diversas condições, incluindo alergia ao leite de vaca

TAISSA SOUSA: Deputada cobra falta de leite para crianças intolerantes a lactose na rede pública de saúde

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã de terça-feira (14), a Deputada Taissa Sousa durante a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idosos, abordou sobre a falta do leite Neocate disponibilizado na rede pública do estado. O leite Neocate é uma fórmula à base de aminoácidos indicada para a gestão nutricional de diversas condições, incluindo alergia ao leite de vaca, alergias alimentares múltiplas, e outras situações em que é necessária uma alternativa à base de aminoácidos.
 
De acordo com uma denúncia recebida pelo WhatsApp do gabinete parlamentar, uma mãe moradora de Nova Dimensão se deslocou até a unidade de saúde em Porto Velho para receber o leite para seu filho, porém ao chegar no local foi informada que estaria em falta no momento. Segundo a denunciante, seu filho tem 1 ano e 10 meses, e apenas duas vezes conseguiu adquirir a lata gratuitamente. Uma lata de 400ml da substância pode chegar a mais de R$200 reais, e dura aproximadamente uma semana e meia. O valor não é acessível para diversas pessoas que dependem desta fórmula.
 
“Eu só estou em busca do direito do meu filho, o valor é muito caro, estou me virando para comprar mas está cada vez mais difícil”, expressa a mãe. A cobrança da Deputada tem como objetivo principal garantir o acesso a essa fórmula especial para crianças cujas são intolerantes à lactose e que enfrentam dificuldades financeiras para adquiri-la por meios convencionais, assegurando que todas as crianças, independentemente da condição financeira de suas famílias, tenham acesso a uma nutrição adequada.
 
A iniciativa da Deputada Sousa gerou também um requerimento destinado à Secretaria de Saúde do Estado, que cobra informações referentes à ausência, e suspensão do fornecimento à população da fórmula nutricional Neocate. O documento também cobra a previsão do prazo para aquisição e restabelecimento do fornecimento, e quais medidas paliativas estão sendo adotadas para suprir essa necessidade. A referida pasta tem o prazo de 30 dias para respostas esclarecidas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS