CAUSA ANIMAL: Palitot participa de reunião para encaminhamentos de ações

Uma campanha educacional deve ser realizada para conscientizar a população sobre o bem estar e proteção

CAUSA ANIMAL: Palitot participa de reunião para encaminhamentos de ações

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Professor Aleks Palitot, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, participou na manhã da segunda-feira (8), de uma reunião no Prédio do Relógio, atual sede do Executivo Municipal, para tratar de questões referentes ao bem estar e proteção animal.
 
De acordo com o Professor Aleks Palitot, a Causa Animal é uma causa em que vem atuando desde 2017 quando promoveu com o apoio de ONGs, sociedade civil organizada e ativista a primeira audiência pública para tratar do tema. “Fico Feliz em contar hoje com a parceria da vereadora Márcia para que assim possamos avançar ainda mais nos debates que concernem ao tema”, garantiu o edil.
 
“A criação da clínica veterinária municipal é um assunto ao qual me debrucei e após muito estudo compreendi as implicações jurídicas que permeiam qualquer tipo de ação para o segmento em nossa cidade”, esclareceu o Professor Aleks Palitot.
 
 
“A solução mais viável, como já foi colocada, seria a criação de um espaço anexo ao Departamento de Controle de Zoonose (DCZ), onde foi construído um projeto já com este intuito e que, segundo ressaltou o Prefeito Hildon Chaves, poderia ser licitado para gestão de Parceria Público/Privado, onde o município pagaria para a instituição prestar o serviço”, afirma Palitot.
 
De acordo com a Dra. Gisele Bleggi, Procuradora do Ministério Publico Federal, “nossa grande preocupação são estes animais de rua, assim como as ações para o bem estar animal, o que foi assegurado pelo Prefeito Hildon Chaves”, relata a Procuradora.
 
Para o Promotor de Justiça Alan Castiel, a forma como será realizada a contratação para a prestação do serviço não é relevante, porém é importante que se crie um espaço adequado para alocação dos animais resgatados. “Quando formos notificados será retirado o processo” afirmou o Promotor.
 
 
E ideia é que se realize um chamamento público, inclusive com a “contratação de médicos veterinários, já que atualmente no DCZ, dos quinze contratados, quatros estão se aposentando e apenas um dos onze restantes, possui experiência em clínica e cirurgia”, relatou o médico veterinário Alexandre Farahildes da DCZ.
 
Duas medidas importantes no controle de animais de rua, são as castrações, a qual o Prefeito já determinou que fossem providenciados mil, procedimentos para iniciar o projeto e a colocação de microchip para monitoramento do animal. Também serão feitas parcerias com abrigos com doação de ração e consultas.
 
O convite para participar da reunião partiu da vereadora Márcia Socorrista e além de Palitot estiveram presentes também o Prefeito Hildon Chaves, a Primeira Dama Ieda Chaves, a Procuradora da Republica Dra. Gisele Bleggi, o Promotor de Meio Ambiente Alan Castiel, Secretário da Sema Alexandro Miranda e equipe da Semusa ligada ao Centro de Controle de Zoonose.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS