Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
TERMINA HOJE
Os estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, da rede pública de Rondônia têm até hoje (15) para fazer inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019.
No ano passado, o estudante Mateus Henrique Batista Lima, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Jorge Teixeira (Jaru), conquistou a Medalha de Ouro, Nível 1; enquanto a estudante Isabella Alves da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Alexandre de Gusmão, de Nova Brasilândia, conseguiu a Medalha de Ouro, Nível 2.
Criada em 2005, a OBMEP objetiva descobrir jovens talentos para a Matemática, além de contribuir para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
EVENTO DE NEGÓCIOS
Discutir ações integradas para promoção do desenvolvimento econômico nos 52 municípios de Rondônia, através do empreendedorismo, segurança jurídica, justiça fiscal e parcerias para o combate à criminalidade é o objetivo do primeiro Workshop “Rondônia Competitiva”. O evento será realizado em Porto Velho, nesta segunda-feira, 18, com a presença de empresários, políticos e lideranças ligadas ao fomento da atividade econômica.
O evento é coordenado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER) e vai contar com a participação do superintendente do Sebrae Daniel Pereira, Secretarias estadual de Finanças (Sefin), Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), empresários, prefeitos, deputados estaduais, presidentes de associações comerciais e lideranças corporativas.
SÓ NEGOCIA SE VOLTAR AO TRABALHO
O secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Antônio Pimentel, disse que o governo pode retomar o diálogo com os agentes penitenciários se eles voltarem ao trabalho.
Pimentel esclarece que o Poder Judiciário já se manifestou dizendo que a greve é ilegal e, sendo ilegal, os servidores estão desobedecendo a lei ao manterem a paralisação.
Secretário-chefe da Casa Civil em entrevista à imprensa
NÃO É CULPA DOS SERVIDORES
Funcionários da SEMISB/SUOP, Subsecretaria de obras e pavimentação, afirmaram para a coluna que solicitaram massa asfáltica para dar continuidade ao serviço de tapa buracos que estava sendo realizado no mês passado. No entanto, a empresa Urbener ( Urbanização e Energia) que fornece o material para a prefeitura teria alegado problemas técnicos.
Servidores afirmam que há quase 20 dias a empresa não atende a subsecretaria de obras. No dia 16/03, eles teriam dito que iam produzir 250 toneladas de asfalto para tapa buracos na capital, a SUOP chegou a mandar 12 caminhões para a retirada do material, porém a empresa não fez a entrega.
Os servidores da SEMISB/SUOP dizem que não aguentam mais serem cobrados nas ruas pela população, vereadores e amigos.
OUTRO LADO
A coluna conversou por telefone com um funcionário da Urbener chamado Magno. Ele disse que não podia se manifestar em nome da empresa. Pediu para a nossa produção ligar em 05 minutos que ele passaria o número do telefone do proprietário da Urbener que mora em São Paulo. Ligamos várias vezes e o telefone foi desligado.
FESTA DAS ARTES
Começam na próxima semana as inscrições online do Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2019 (Fera) nas áreas de dança, cinema, teatro, desenho, pintura, fotografia, banda marcial, fanfarras simples e música (com intérprete de grupo musical).
A competição será realizada em três fases: escolar, municipal e regional. A primeira fase ocorrerá em maio e a fase regional será em junho.
O festival é promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da Gerência de Educação Física, Arte, Esportes e Cultura Escolar (Gefacee). O endereço eletrônico para as inscrições ainda não foi disponibilizado pelos organizadores do evento.
METADE VAI SAIR
Prefeitura vai mudar a Lei Complementar nº 717 que dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros por meio de aplicativo ou outra tecnologia de comunicação em rede no município de Porto Velho e seus Distritos. O cadastro de novos motoristas está suspenso e, segundo a prefeitura, há um consenso de que a situação realmente está uma bagunça.
A Secretaria Municipal de Trânsito – SEMTRAN, diz que atualmente existem quase cinco mil motoristas cadastrados para exercer atividade remunerada mas um “pente fino” será realizado para retirar metade deles.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!