Na briga do mar contra o rochedo, quem acaba levando a pior é o marisco.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na briga do mar contra o rochedo, quem acaba levando a pior é o marisco. O enunciado acima serve para ilustrar a queda de branco entreempresários e empregados do sistemade transporte coletivo de Porto Velho.
Todo ano é a mesma cantilena. Os trabalhadoresreclamam reajuste salarial. O sindicato das empresas, por sua vez,diz que não pode atendê-los por insuficiência de caixa, a não ser que o prefeito aumente a tarifa.
Está, portanto, formado o cabo-de-guerra, com mais uma greve. No final, a corda sempre acaba arrebentando do lado mais fraco, ou seja, no bolso do usuário.
Nesta hora em que todos apertam os cintos, os empresários de transporte coletivo, de forma egoísta, estão apenas pensando na manutenção de seus lucros, a qualquer preço, enquanto piora a qualidade dos serviços prestados à população.
Não é de agora que as empresas vêm deitando e rolando em cima do usuário, principalmente em termos de cumprimento de horário, limpeza e conservação de veículos e número suficiente para atender a demanda.
Pleitear aumento de passagem num instante em que os preços de combustíveis, lubrificantes, pneus e peças estão praticamente estáveis, há muito tempo, é, no mínimo, um despropósito.
Há dezoito meses o prefeito Mauro Nazif (PSB) fala em abrir concorrência pública para a entrada de novas empresas, mas a incompetência de muitos que o cercam não deixa.Agora o processo para contratar uma empresa por R$ 32 milhões para fornecer tubos de esgoto para a prefeitura, mesmo com o parece contrário de um procurador do município, esse andou rápido.
Desde as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (10), adultos, jovens, velhos e crianças se espremiam nas paradas a esperar de uma condução que não passaria, por causa de mais uma grevedos transportes coletivos. Muitos voltaram para suas casas. Alguns apelaram para a carona. Outros, mais corajosos, aventuraram-se na garupa de um moto taxi, enquanto autoridades e empresários dormiam o sono tranquilo dos justos. Pobre usuário!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!