Aprovado projeto de Léo Moraes que incentiva a doação de sangue

Foi aprovado nesta semana, projeto de lei apresentado pelo vereador Léo Moraes (PTB), que institui o Programa de Incentivo à doação de Sangue entre Servidores Municipais.

Aprovado projeto de Léo Moraes que incentiva a doação de sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi aprovado nesta semana, projeto  de lei apresentado pelo vereador Léo Moraes (PTB), que institui o Programa de Incentivo à doação de Sangue entre Servidores Municipais.

Antes porém da aprovação da matéria, o plenário da Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Mauro Nazif (PSB) imposto a nova lei que não representará nem um ônus para o município e é considerada de relevância social.

Pela matéria, o Município promoverá campanhas de estímulo à doação de sangue no âmbito de suas secretarias, autarquias e fundações para divulgar e esclarecer a todos os servidores com finalidade de estimular a doação de sangue.

De acordo com o texto, o servidor público municipal que doar sangue de forma voluntária e regular, terá folga de um dia do serviço a cada doação. As normas técnicas em hemoterapia de Proteção do Doador estabelecem que homens podem fazer até quatro doações ao ano, enquanto mulheres até três vezes ao longo de doze meses.

Ao justificar a sua proposta, o líder do PTB no Legislativo Municipal argumentou que apesar da importância da doação de sangue para a saúde pública, ainda é pouco o número de doadores. “Em muitas situações, uma simples transfusão de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte”, frisou o petebista, que lamentou o veto do Executivo a sua proposta.

Com a apresentação dessa propositura, Léo Moraes quer garantir uma doação continua, tendo em vista a fidelização que poderá ter entre o doador e a instituição responsável pela coleta. “Doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania”, resumiu ele, ressaltando que trata – se de um procedimento simples, rápido, seguro e sigiloso.

O projeto do líder do PTB na Casa de lei foi comemorado por ativistas  que defende essa causa. A jornalista Lú Braga que participa de campanhas elogiou a iniciativa . " Curti a sua atitude Léo Moraes" , escreveu ela, ressaltando que é preciso manter abastecido o banco de sangue da Fhemeron.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS