Final de semana prolongado. Passeio em sitio de familiares. Pra variar, churrasco, cerveja e boa prosa. Conheci um senhor de nome Raimundo, pioneiro em Rondônia.
Entre uma lata de “ceva” e um pedaço de carne, passou o dia. Conversa boa e agradável. Muita risada por conta dos causos ouvidos. Bem, está sentado leitor? Vai demorar a história. Eu confesso que não duvidei do que ouvi, também já estava bem “alto” se é que me entendem...
Diz o Raimundo que no inicio dos anos 80, veio para Rondônia dirigindo uma C10 Cabine Dupla. A Br 364 ainda era de terra. O asfalto acabava no Km 120, saindo de Cuiabá. Uma epopeia atravessar os 1500 km que separam a capital matogrossense até Porto Velho.
O areão do norte do Mato Grosso, as subidas enlameadas no cone sul rondoniense. Era final de janeiro e as chuvas deixavam a “picada” enlameada. Atoleiros intermináveis, davam para os motoristas que se aventuravam no projeto de Rodovia Federal, a incerteza do dia da chegada ao destino. Você só sabia o dia que saía de viagem, mas nunca podia precisar o dia da chegada.
Pois bem, diz o homem que entre Vilhena e Pimenta Bueno, existia um subidão que era o terror dos motoristas. Coisa feia. Tatu de chuteira subia patinando...
Ali naquele trecho, bem no pé da ladeira, um caminhão toreiro “plantou num mexelete”. Pode-se dizer que o caminhão, que segundo Raimundo era dirigido por um membro da família Cassol estava pregado na lama. Veio até um trator de esteira do 5º BEC para tentar tirar o bruto. Nada, o D8 do Exército, patinou, rabeou, até que arrebentou o sistema de tração. Não conseguiu desatolar...
Uma grande fila se formou atrás do caminhão. Todo mundo tentando ajudar a desobstruir a estrada para seguir viagem. De repente, aparece um pastor dirigindo um FIAT 147, daqueles quadradinhos. Homem verdadeiramente de Deus, que tinha recebido uma missão divina numa revelação. Vinha pela fé, vinha para fundar o esquadrão da vida, que tantos jovens libertou do vicio das drogas nos idos dos anos 80.
O Homem chegou na pequena multidão e disse: -Deixem eu passar pelo lado que eu desatolo o caminhão e ainda levo o bruto até lá no topo..
Risadas, impropérios. - Tá louco é...?
- Deus está comigo...responde.
- Mas está muito molhado, liso. Vamos ter que esperar o sol sair para secar um pouco a estrada. O Homem levanta a mão e diz, - gente de pouca fé...
Um vento começa a soprar, levando a nuvem cinza embora. O sol aparece “rasgando”...
Todos se entreolham...Um gaucho que vinha com a família num Eucatur “pitimbado” diz:
– Deixa o Homem passar e rebocar o caminhão...
O cristão passou o 147 pra frente do toreiro, amarrou um cabo de aço e começou a acelerar. No inicio o Fiatzinho patinou um pouco. Mais força no acelerador e eis que o caminhão desgruda e começa a subir o ladeirão que tinha mais de 800 metros de lama e pedra solta...
Quando chegou ao tope do morro o homem desceu para tirar o cabo de aço. Todo mundo estava de boca aberta. Uma velhinha se colocou de joelhos agradecendo a Deus, quando um cara grita:
– Ei pastor, seu carro acho que fundiu ou está pegando fogo. Olha a fumaceira que está saindo dele...
- Tem perigo não. Vocês não acreditam... estava tão empolgado que esqueci de liberar o freio de mão, subi com ele travado e esquentou a lona de freio. Já que volta ao normal..Tem mais alguém para puxar???
-Opa, Seu Raimundo. Aquele subidão depois de Vilhena é brabo. Subiu com o freio de mão puxado????Rebocando um caminhão toreiro?
O homem olha pra um lado, olha pra outro e desconversa.
- Paulo, falando em Vilhena, como anda aquela situação do Donadon que é deputado federal, o Natan?
Explico – Está condenado pelo STF por roubar a dinheiro da Assembléia Legislativa. Mas não foi preso. Só PPP ( preto, Pobre e Puta) vai preso neste país...
- Ladrão é??
- Ladrão sim replico. E pode chamar assim porque já está transitado e julgado..Ladrão ....
E A CAMPANHA
Pergunta o amigo Raimundo, como tá a campanha na capital?
Respondo: - Tá feia, estamos num mato sem cachorro....dois políticos de carteirinha...Bons parlamentares, mas péssimos administradores...Mas não anulo meu voto...dos males o menor....
-Esses turcos eu conheço, diz Raimundo...levei um calote quando eu vendia tomate para o Pedra e Costa...caloteiro.... E emenda mais um causo.
- Tu falou de mato sem cachorro? Me lembrou um situação que se passou lá pelas bandas de Ji-Paraná, terra dos Gurgacs. Alias, tu sabia que eles ficaram ricos fazendo a linha do Paraná pra cá. Traziam imigrantes para desbravar Rondônia...A vinda com os “retirantes” não dava lucro, eles ganhavam dinheiro mesmo era na volta, carregado com...pense......Sem falar no caso Olavo....
-Respondo... - Acho melhor parar com isso seu Raimundo. Este pessoal é da pesada já diziam os antigos aqui de Rondônia. Me fala do mato sem cachorrro...
-Então Andreoli, estava eu andando lá pelas bandas de Nova Colina, quando ouvi um som vindo do meio do mato,fazia assim...-Eu não sou cachorro não..passava um pouquinho e de novo..Eu não sou cachorro não...Passa outro tanto e de novo..Eu não sou cachorro não...
- Entrei no mato para conferir e você não acredita o que era...
- Um disco do Valdic Soriano que alguém perdeu no mato. Pelo buraco do LP, nasceu um pequeno arbusto, que elevou o disco até na altura de um pé de Tucumã. Um espinho da árvore acabou encostando-se ao disco e cada vez que ventava, o disco girava e o espinho funcionava como uma agulha. Só que estava enroscado, só cantava, eu não sou cachorro não...eu não sou cachorro não...
- Opa, para tudo...Como é que é? Um disco do Soriano que era tocado num espinho de Tucumã??? O seu Raimundo, deste jeito você compromete a amizade...
Desta feita, levantei da cadeira, juntei as traias, carreguei o carro para o retorno a capital. No comando da “nave”, veio a esposa dirigindo. Este escriba no banco de passageiro.
Sempre é bom lembrar, se beber não dirija....
CASA DE TURCO
--
CINTIA LEVI
O gay chegou no hospital universitário para consulta. O médico posicionou a mão em sua costas e mandou ela dizer, trinta e dois
- Trinta e dois
O médico coloca a mão no seu peito e pediu para ele dizer trinta e dois :
-Trinta e dois
O médico põe a mão em sua bunda e pede para ele dizer trinta e dois :
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!