Marcha pela Vida leva milhares de pessoas às ruas em Porto Velho - VEJA CENTENAS DE FOTOS

Marcha pela Vida leva milhares de pessoas às ruas em Porto Velho e Machadinho

Marcha pela Vida leva milhares de pessoas às ruas em Porto Velho - VEJA CENTENAS DE FOTOS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Marcha pela Vida, realizada na última sexta-feira (31), levou três mil e quinhentas pessoas às ruas de Porto Velho e duas mil em Machadinho do Oeste, segundo informações de autoridades militares. Estudantes, órgãos públicos e sociedade civil organizada aderiram ao ato simbólico de promoção da paz e combate a todas as formas de violência. “A expressiva participação popular demonstra que as pessoas têm consciência de que a efetivação de políticas públicas depende da comunidade. É preciso que saiamos do papel de expectadores para assumirmos nosso papel de atores na construção de uma sociedade melhor”, avaliou o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar. (clique aqui e veja centenas de fotos)
Promovendo os temas 'Voto Consciente' e 'Valorização pela Vida', buscando a redução dos acidentes de trânsito, a mobilização foi coordenada pelo MPRO e contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho - 14ª Região (TRT), Detran, Corpo de Bombeiros, Governo de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), igrejas evangélicas e associações voltadas para ações de promoção da saúde e ao tratamento de usuários de drogas.
Em Porto Velho, o Detran integrou a atividade com uma comitiva formada por mais de 100 pessoas, que levaram mensagens de boas práticas a serem adotadas por pedestres e condutores, como forma de valorização da vida. Para a coordenadora de Educação no Trânsito, Gildete Alencar, ações como a Marcha surtem resultado e precisam ser intensificadas. “As mudanças vão acontecer quando nós, como cidadãos, nos unirmos em defesa de uma causa”, afirmou.
Ainda sobre o tema da mobilização, a Diretora-Geral do Tribunal Regional Eleitoral, Elizeth Mesquita, afirma que chamar a atenção da população para o voto consciente foi providencial no momento em que Rondônia se prepara para a escolha de novos representantes municipais. “A marcha aborda a valorização da vida de uma forma bem abrangente. Acho que o voto é um instrumento fundamental para garantir a efetivação de políticas públicas”, disse.
A coordenadora da atividade, Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, partilha da opinião. Ela também avalia que a participação dos órgãos e parceiros comprova o compromisso de pacificação social das organizações públicas, fortalecendo a relação dessas instituições com a população de um modo geral.
Trajeto e brindes
Na Capital, a Marcha pela Vida teve início na Praça Aluísio Ferreira, percorrendo a área central da cidade, sendo encerrada na Praça Madeira-Mamoré, onde foram feitas apresentações artísticas, sorteio de brindes, dentre os quais duas bicicletas. A Associação dos Amigos do Transplante ATMO participou do evento levando informação sobre cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A entidade atuou em conjunto com a Fhemeron, que fez coleta para cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Machadinho do Oeste
Em Machadinho do Oeste, a Marcha pela Vida levou mais de duas mil pessoas às ruas. A caminhada, de aproximadamente 1400 metros, teve a adesão de alunos, diretores e professores das escolas estaduais Joaquim Pereira da Rocha, Ceeja Paulo Freire, Maria da Conceição e Alberto Nepomuceno, além de servidores do MP, integrantes do comércio local, representantes do Detran; Conselheiros Tutelares; Secretaria de Trabalho e Ação Social; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; igrejas evangélicas e comunidades católicas; Câmara de Vereadores. A Fanfarra Municipal abrilhantou a mobilização.

A caminhada teve início às 16h, em frente ao prédio da Promotoria de Justiça, seguindo pela avenida Rio de Janeiro, avenida Castelo Branco, avenida Brasil, avenida Tancredo Neves até a Praça Municipal. De lá, o grupo seguiu pela avenida Rio de Janeiro até o MP, onde ocorreu o encerramento.

CLIQUE AQUI E VEJA CENTENAS DE FOTOS

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS