Para viabilizar a participação social na gestão pública da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, através da Coordenadoria de Unidades de Conservação, realizou nos dias 9 e 10 de novembro, uma reunião com o Conselho Gestor da Unidades de Conservação(UC), administrada pelo Governo do Estado. O evento aconteceu no hotel Três Capelas Eco Resort, localizado na BR-364, Km 41, Candeias do Jamari.
O objetivo da reunião foi de reestruturação do Conselho Gestor da Estação Ecológica Três Irmãos, com planejamento de ações integradas entre os órgãos que já atuam na Região, para serem desenvolvidas no exercício de 2012.
De acordo com a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, a reestruturação dos Conselhos Gestores das unidades de conservação geridas pelo Estado, faz parte das ações prioritárias do órgão ambiental, com a elaboração de plano de ação necessário ao cumprimento dos objetivos das UCs.
Presente no encerramento do encontro, o secretário chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira, destacou o empenho da Sedam no desenvolvimento em promover a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade, com ações concretas. “Parabenizo a equipe da Sedam e todos os colaboradores por estarem presentes nos quatro cantos do estado promovendo a preservação e conservação do meio ambiente”, frisou Sá.
Dezoito Agentes Ambientais Voluntários receberam da secretária Nanci Rodrigues e o chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá, a carteirinha e o certificado de participação que vão credenciar para atuarem na Estação Ecológica e entorno numa parceria entre Sedam e comunidade com o objetivo de preservarem a UC.
A gerente da Estação Ecológica Três Irmãos, Juciley Cândido, disse que a atividade teve o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia –ARPA. Segundo ela, a experiência de envolver a comunidade que mora no entorno da Unidade de Conservação é fundamental nesse processo de reestruturação, pois os agentes voluntários assimilam rápida a importância da preservação do ambiente e demonstram um sentimento de pertencimento, defendendo o patrimônio natural com toda dedicação.
O Conselho gestor de unidade de conservação é uma estrutura colegiada, constituída com representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, contemplando principalmente a participação de moradores locais e organizações não governamentais.
Participaram da atividade da Sedam, representantes da Sema, Unir, ICMbio, Eletronorte, Batalhão de Policial Ambiental, Ministério Público do Estado, Semagri, Seagri, Ong’s Rio Terra e Ecoporé, Sebrae, Emater e comunidade do entorno do Unidade de Conservação.