Partindo do preceito que – Posso não concordar com suas palavras, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las - Um editorial se faz necessário nesta hora. O Rondoniaovivo.com vem repudiar a ação de desinteligência protagonizada por um dirigente partidário com cargo de confiança no Governo Confúcio Moura.
Uma ação que também atenta contra a liberdade de imprensa, já que foi praticada no estúdio de uma rádio FM. logo após entrevista em programa jornalistico. Na tentativa de agressão contra o Governador de Rondônia, foi necessário o uso de força policial para conter o amotinado peemedebista.
Independente da suposta atitude motivadora, não existe justificativa para a violência física. Ato irracional que deve ser condenado. Repudiado.
Urros para a opinião contraria, brados em contraponto ao dialogo e murros na cara não podem ser marcos regulatórios da discussão de idéias.
Neste caso, agrava-se em razão da vitima do intento ser o Governador do Estado de Rondônia. Eleito pela maioria da população. Deve ser respeitado enquanto cidadão. Protegido pelas forças de Estado enquanto portador de outorga do povo para gerenciar a máquina pública.
Foram cidadãos rondonienses que elegeram Confúcio. Não foram os partidos, coligações partidárias e dirigentes políticos que agora “batem a porta” do governador com cobranças descabidas. Segundo próprio governador, com a presença de algumas propostas imorais e irresponsáveis.
O Rondoniaovivo tem denunciado algumas situações pontuais dentro da administração atual. Confusões provocadas por “indicados de partido”, por “luas pretas e aloprados”.
O governador parece isolado em meio as centenas de interesses partidários que “minam” sua administração. Parece refém de predadores, prontos para abrirem fogo amigo.
Acreditamos que o governador também tem em sua companhia pessoas boas e justas. Idealistas, comprometidos com o bem comum. Mas são poucos e também encontram-se de mãos atadas pelas amarras da "força política" que manda nos bastidores da administração Confuciana.
Enquanto veiculo de comunicação, admiramos a postura de Confúcio Moura em relação a liberdade de expressão, conduta que marca sua trajetória política. Aceita críticas e sugestões, peca e muito por optar pelo dialogo virtual via blog em detrimento ao “olho no olho”.
A equipe do Rondoniaovivo, que já sentiu na face ato consumado desta natureza, se solidariza com o cidadão Confúcio Moura, reiterando nossa crença na Democracia, no dialogo, na compreensão de idéias e respeito ao adversário político.