Promotor eleitoral desaprova prestação de contas de Roberto Sobrinho; julgamento sai até esta quarta-feira(10)

Promotor eleitoral desaprova prestação de contas de Roberto Sobrinho; julgamento sai até esta quarta-feira(10)

Promotor eleitoral desaprova prestação de contas de Roberto Sobrinho; julgamento sai até esta quarta-feira(10)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer desfavorável a aprovação da prestação de contas do candidato reeleito a prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho (PT). O processo retornou na manhã desta terça-feira (09) para a 23ª Zona Eleitoral (ZE) e deve ser julgado pelo juiz da ZE, Ilisir Bueno Rodrigues até amanhã(10).
 
Se o prefeito reeleito receber parecer desfavorável a aprovação de suas contas pelo juiz eleitoral, não poderá ser diplomado no dia 15 de dezembro, data em que a Justiça Eleitoral já definiu como o dia da diplomação para os candidatos eleitos em Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Da decisão judicial de primeira instância, cabe recurso ao prefeito. 

A prestação de contas do prefeito já enfrenta problemas para aprovação desde que a equipe da Comissão de Controle Interno e Auditoria (CCIA) do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) identificou algumas irregularidades que contrariam a legislação, tanto que emitiu parecer desfavorável na quarta-feira passada (03).

Tentando resolver

Prevendo uma possível reprovação das contas do prefeito na Justiça Eleitoral em Porto Velho,  a chefe de gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña, está em São Paulo reunida com a cúpula do PT para que, em Brasília, consigam reverter a possível reprovação das contas e garantir a diplomação do prefeito.

Irregularidades
 
Entre as principais irregularidades do processo de prestação de contas, o prefeito deixou de abrir a conta corrente específica obrigatória, de acordo com a Resolução 22.715 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a qual serviria de balizamento para comprovar as declarações de receitas e despesas de campanha do candidato eleito.
 
Além da falta de abertura da conta corrente específica, a equipe técnica do prefeito cometeu outras irregularidades previstas na Resolução, conforme levantou a técnico da  Assessoria de Exame de Contas Eleitorais (CCIA) do  Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO):
 
PRIMEIRO - O candidato entregou a prestação de contas 14 dias fora do prazo e somente após o Mandado de Notificação nº 041/2008 da 23ª Zona Eleitoral, o que acabou atrasando a análise de sua prestação de contas pelos técnicos do TRE.
 
SEGUNDO - Informações de recibos eleitorais declarados pelo prefeito como recebidos pelo Comitê da campanha majoritária também não conferem com as contas apresentadas pelo próprio Comitê do candidato.
 
Consta que o candidato teria recebido 12 recibos eleitorais do Comitê Financeiro, informação esta que não aparece na prestação de contas do Comitê. Tal declaração do candidato infringe o que dispõe o artigo 1º, V da Resolução do TSE, já que nenhum candidato pode realizar gastos sem obtenção dos recibos eleitorais
 

TERCEIRO - Sobrinho ainda registrou o recebimento de recursos oriundos do Comitê Financeiro Municipal para Prefeito do PT no valor total de R$ 833.228,83, porém no demonstrativo do Comitê Financeiro ou das doações efetuadas ao candidato, o candidato Roberto Sobrinho não foi beneficiado com nenhuma doação.

SAIBA MAIS

EXCLUSIVO - Roberto Sobrinho recebeu quase 1 milhão de reais em doações após a eleição, cerca de trezentos mil no último dia para prestação de contas ao TRE

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS