CARTEL DE POSTOS: Jesuíno Boabaid diz que vai comandar protestos contra preço dos combustíveis em RO

“Daqui a pouco a gente tá pagando, 8 ou 9 reais o litro da gasolina”

CARTEL DE POSTOS: Jesuíno Boabaid diz que vai comandar protestos contra preço dos combustíveis em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por telefone, a redação entrevistou nesta sexta-feira, 13, o ex-deputado estadual Jesuíno Boabaid, e ele confirmou que, na próxima sexta-feira, 20, dará início a uma série de manifestações para tentar reduzir o preço dos combustíveis. “Essa é uma reivindicação não apenas dos rondonienses, mas de todo o povo brasileiro”.
 
Líder de duas entidades em Rondônia (uma ligada à Polícia Militar, outra atuando na defesa do consumidor), o ex-parlamentar disse que pretende pressionar o governador Marcos Rocha (sem partido) a reduzir os impostos sobre os combustíveis, e fazer uma compensação, tributando produtos supérfluos, como bebidas e cigarros.
 
Jesuíno criticou o percentual do ICMS cobrado em Rondônia, que varia de 26 a 27%, enquanto outros Estados cobram cerca de 14%, e também falou dos aumentos do gás da cozinha.
 
Boabaid disse que, mesmo tendo condições de adotar medidas, a Sefin penaliza os pequenos e se omite em relação aos grandes contribuintes, revelando que as usinas do rio Madeira devem R$ 1 bilhão em tributos ao Estado de Rondônia.
 
Aliás, sobre essas grandes geradoras de energia, Jesuíno denunciou: o ICMS que elas deveriam pagar em Rondônia é quitado em São Paulo, a milhares de quilômetros de onde estão instaladas.
 
Dizendo que é preciso frear os aumentos sucessivos do gás, do diesel e da gasolina, o ex-deputado lembrou que, só neste ano, a política de preços praticada pela Petrobrás já atingiu mais de 50% de reajustes nestes produtos. “Daqui a pouco a gente tá pagando, 8 ou 9 reais o litro da gasolina”, prevê.
 
O político-militar também denunciou que existe um “cartel” de postos de combustíveis no Estado, e que alguns estabelecimentos burlam a lei, adicionando mais álcool do que o permitido na gasolina.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS