Policiamento de rua será equipado com tecnologia móvel na Capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Policiais militares, que constituem o policiamento de rua, em Porto Velho, receberão o reforço de aparelhos palmtops (computadores que cabem na palma da mão e que têm recursos para organização pessoal e comunicação móvel), o que, segundo informou o secretário de segurança, Evilásio Silva Sena, deve facilitar e agilizar o trabalho de pesquisa, feito pelos PM’s, nos sistemas integrados da polícia.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), disse que, de início, o Governo do Estado adquirirá 50 aparelhos. “Aos poucos, novos palmtops serão adquiridos, até que toda a demanda seja suprida”, explicou.
A tecnologia móvel, além de consulta no sistema Infoseg (rede que reúne informações de segurança dos órgãos de fiscalização do Brasil), para verificação de nomes de fugitivos, permitirá ao policial que faça a consulta de placas para ver possíveis irregularidades, o que permitirá ainda a detecção de placas clonadas e de carros roubados. “A placa é fotografada e mandada direto para a base. Lá é feita consulta e, se for o caso, já se gera a multa”, acentua Sena.
Outro benefício do palmtop, apontado pelo secretário, é a localização do policial. “Com o aparelho, é possível saber onde o policial está, o que ajuda no encaminhamento de apoio e reforço policial”.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!