DEPRESSÃO: A Luta Invisível de Famosos e Anônimos - Por Êmene Germano

A luta contra a depressão é contínua e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo

DEPRESSÃO: A Luta Invisível de Famosos e Anônimos - Por Êmene Germano

Foto: divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depressão é um transtorno mental grave que afeta o humor, resultando em tristeza persistente, perda de interesse e prazer. Suas causas são multifatoriais, incluindo genética, desequilíbrios químicos no cérebro, traumas, e estresse crônico. De acordo com a OMS (Organização Mundial da saúde), a depressão, por si só, não é uma causa direta de morte, mas pode levar a suicídios, que são frequentemente relacionados a transtornos mentais, como a depressão. Estima-se que, no Brasil, cerca de 14 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, e aproximadamente 90% desses casos estão associados a transtornos mentais, especialmente a depressão (dados da OMS, Ministério da Saúde e Fio Cruz).
 
Quero citar dois famosos internacionais para ilustrar o assunto: o cantor Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park e o ator e comediante Robin Williams. Chester lutou contra a depressão, enfrentou traumas de infância e problemas com abuso de substâncias, porém, não aguentou e se suicidou em 2017. Robin, também lutou contra a depressão, mas não ganhou, e se suicidou em 2014.
 
No Brasil, temos dois casos de famosos que lutam contra a depressão e que tem conseguido superar essa doença dia após dia, são eles: Whindersson Nunes, comediante que tem usado suas plataformas digitais para discutir a saúde mental, e o cantor sertanejo Zé Neto, do duo Zé Neto & Cristiano. Recentemente ele compartilhou suas batalhas contra a depressão, buscando tratamento e apoio para lidar com a doença.
 
Mas assim, como os casos citados, temos inúmeras outras pessoas anônimas que também enfrentam a depressão de maneiras semelhantes às celebridades, mas com desafios adicionais, como o acesso limitado a recursos e a falta de visibilidade, não conseguem o devido tratamento. Os casos citados, destacam a importância do apoio à saúde mental nos órgãos de saúde e a gravidade da depressão independentemente de sua posição social.
 
A luta contra a depressão é contínua e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A experiência de celebridades e anônimos com a depressão destaca a importância de falar sobre o tema e de sempre buscar ajuda!
 
A mensagem acima é clara: a depressão pode ser enfrentada e, com o tratamento adequado: psicoterapia, psiquiatra e medicamentos, há esperança de recuperação e de uma vida mais plena.
 
Me chamo Êmene Germano, sou psicóloga e atendo em todo Brasil pela modalidade On-line.
 
O que você achou dessa matéria? Escreve aqui nos comentários.
 
Tem interesse em me seguir nas redes sociais? Clica no link do meu Instagram: 
 
@psicologa.emene
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS