PAZ NO TRÂNSITO - Carro x Motocicleta, uma refrega diária - Por Paulo Andreoli

Andar de moto além de perigoso, tem o incomodo de parar bem do lado da janela de um motorista

PAZ NO TRÂNSITO - Carro x Motocicleta, uma refrega diária - Por Paulo Andreoli

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Você anda de motocicleta ou de carro? Como dizem, gosta de sentir o vento no rosto e liberdade das duas rodas ou o conforto do ar-condicionado e segurança das quatro rodas? Bem, gostos não se discutem. Mas na complicada relação de acidentes entre carros e motos, existe uma ação que pode ajudar a diminuir estes índices.

 

Então, mais uma vez vou relatar uma sugestão para melhorar trafegabilidade de ambos os condutores nas complicadas avenidas da capital.

 

LEMBRANDO DO FILHO

 

Mas antes, deixa eu voltar no tempo. Vamos para o final de maio de 2016.

 

A equipe do Rondoniaovivo foi cobrir a Rondônia Rural Show em Ji-paraná e no grupo, também estava meu saudoso filho, Alberto Andreoli que nos deixou há pouco mais de 15 dias, vítima de uma brutalidade desmedida.

 

Nas noites mal dormidas e de lembranças saudosas que estou tendo, recordei-me de uma observação do Betinho #88, que desde tenra infância pilotou e correu no Motocross regional.

 

Nas avenidas de 'Jipa', percebemos uma sinalização horizontal nos semáforos. Logo após a faixa de pedestre tinha um espaço reservado para as motocicletas. Era o chamado Bolsão de Motocicleta.

 

 

Na verdade, trata-se de “faixas de retenção de motocicletas, fixadas antes das faixas de pedestres” o que possibilita que nos semáforos, as motos não fiquem paradas nos corredores entre veículos. Melhora o fluxo na abertura do semáforo e diminui a possibilidade de acidentes.

 

Ando de moto e sei como além de perigoso, tem o incomodo de você parar bem do lado da janela de um motorista. Constrangedor para os dois motoristas.

 

Quando voltamos para Porto Velho, Alberto sugeriu ao vereador Jurandir Bengala, com quem havia trabalhado, de trazer para a capital a ideia que está presente em diversos municípios do Brasil. E da conversa de Beto com Jurandir originou-se o pedido de providência nº 3190 que saiu 'acelerado' do gabinete do parlamentar, direto para a Semtran -– Secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho.

 

Isto ocorreu em meados de junho de 2016. O Rondoniaovivo publicou 'matéria' de autoria de meu filho, reportando a solicitação em favor dos motociclistas da capital. Leia aqui - https://rondoniaovivo.com/noticia/politica/2016/06/23/seguranca-no-transito-porto-velho-pode-ter-bolsoes-de-motocicleta.html

 

Mas nada aconteceu. Passaram-se mais seis meses e fizemos nova investida política para tentar que se implantasse os 'bolsões de moto' em PVH.

 

Desta feita, tivemos uma conversa com o vereador Edwilson Negreiros, atual presidente da CMPV. A ideia não era mais um pedido de providencia e sim, um projeto de lei. Até escrevi na época na coluna diária e publiquei no dia 8 de março de 2017. Leia aqui -

https://rondoniaovivo.com/politica/noticia/2017/03/08/curtas-do-andreoli-revogaco-bolsao-e-no-bolso.html

 

PEDIDO DE MOTOCICLISTAS

 

E lá se foram mais três longos anos sem 'nascer' a nova sinalização da capital de Rondônia.

 

Atualmente, o secretário da Semtran é o ex-oficial da Policia Militar Nilton Kisner. 

 

Para quem não sabe, Kisner também foi o responsável pela implantação do Batalhão de Trânsito e formação da primeira turma de policiais motociclistas. Vieram 10 ou 12 moto Honda, 350cc modelo Saara. Acompanhei de perto o treinamento destes pilotos do bem. Sei que o amigo entende os benefícios da tal ação.

 

 

Então venho agora, no final de abril, pedir mais uma vez que pensem com carinho na instalação das "faixas de retenção de motocicletas". Uma ação barata, simples e que vai melhorar trafegabilidade nas aberturas de semáforos.

 

Peço novamente aos vereadores, peço ao secretário ( que também é motociclista) e também ao prefeito da capital, ex-promotor Hildon Chaves (PSDB). Bora trazer mais esta boa idéia para PVH?

 

Considerem desta vez como um pedido de pai e filho.

 

Eu continuo por aqui, andando nas ruas de nossa cidade. De semáforo em semáforo.  Betinho deve estar com outros pilotos no céu, saltando de nuvem em nuvens.

 

Mas tenho certeza que iremos juntos sorrir, quando finalmente implantarem os 'Bolsões' em Porto Velho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS