LUTO: Morre o libanês dono do primeiro restaurante árabe de RO

O estabelecimento tornou-se um patrimônio de Rondônia

LUTO: Morre o libanês dono do primeiro restaurante árabe de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Muito conhecido em todo o estado, Hijazi comandava ao lado do irmão Hamed Kassem Hijazi, o primeiro restaurante libanês no estado de Rondônia. O restaurante Almanara, um pedaço do Líbano na Amazônia, nasceu em 1965, devido ao aumento da imigração libanesa na região e até hoje é referência em comida árabe no estado.


Hijazi chegou ao Brasil muito jovem, sem falar português e com apenas 100 dólares no bolso, não temeu os desafios e desbravou o Brasil com muita vontade de vencer e construir família no país que lhe acolheu.
 

Com familiares na cidade de Campo Grande (MS) e em Porto Velho (RO), Hijazi ouviu dizer que o estado de Rondônia era promissor e entre as duas cidades, optou pela capital rondoniense.

 


 

Para aprender o português, aos domingos ia contemplar o Rio Madeira e repetia as palavras que ouvia por lá.
 

Logo fez amizade com brasileiros e uma vez, acabou sendo convidado para tomar banho em um rio da região. Com a alta temperatura amazônica, não pensou duas vezes e se aventurou.
 

Escondido da irmã e do cunhado, seguiu se divertindo com a nova turma de amigos. Tudo era novidade. O que o jovem libanês não imaginava, é que dessa aventura ele seria contemplado com uma malária.
 

E a vontade de vencer era muito maior do que tudo. Hijazi resolveu também que era o momento de se casar. A noiva foi do Líbano para o Brasil e lá, construíram família.
 

Depois de bater cabeça tentando vender roupas, montar uma lojinha, Hijazi acabou firmando sociedade com o irmão e juntos, viram muitos restaurantes nascerem e morrerem e eles continuaram firmes até o último dia 17 de março de 2020, quando ele resolveu partir.
 

O restaurante Almanara é uma empresa familiar. Nasceu para alimentar os membros da família que vieram do Líbano e os que nasceram em Rondônia. Com a qualidade da comida libanesa, acabou ganhando fama e no cardápio, foram colocados alguns pratos brasileiros.
 

O restaurante dos brimos tornou-se patrimônio de Rondônia. Ele fica localizado na região central de Porto Velho e após 55 anos,  os clientes não encontrarão o brimo Youssef Kassem Hijazi no comando do caixa do restaurante.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS