Os investimentos foram citados pelo governador Confúcio Moura durante visita aos municípios da região
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A região Vale do Jamari é atendida pelo Governo de Rondônia com uma série de investimentos. São mais de R$ 300 milhões investidos em infraestrutura, educação, saúde e no desenvolvimento socioeconômico dos nove municípios que compõem a região.
Os investimentos foram citados pelo governador Confúcio Moura durante visita aos municípios da região. Confúcio disse que o governo tem feito seu papel de parceiro dos municípios neste momento de poucos recursos nos caixas das prefeituras.
Em Ariquemes, entre os grandes investimentos se destaca a construção de duas escolas: Uma no município e outra no distrito de Bom Futuro, reforma e ampliação do centro técnico Heitor Vila Lobos, construção da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), do Núcleo de Criminalística, da sede do Ciretran, ponte sobre o Rio Jamari, asfaltamento de mais de 55 quilômetro de ruas e avenidas, construção de uma nova e moderna rodoviária, recuperação de estradas vicinais,nova sinalização semafórica de transito, e novas áreas de lazer para os cidadãos. Uma das grandes obras no município é a construção de uma ponte de concreto com 120 metros sobre o rio Jamari, na saída da cidade para os municípios de Monte Negro, Campo Novo e Buritis.
Machadinho do Oeste, além do asfalto urbano, o município foi contemplado com a pavimentação da RO-257, ligando Ariquemes ao distrito do 5º BEC, com 72 quilômetros de extensão. Construção de uma Unisp de pequeno porte e um presídio. As associações rurais foram beneficiadas com equipamentos e os produtores rurais acompanhados por técnicos da Emater.
Já Campo Novo de Rondônia ganhou a pavimentação da estrada que acesso à cidade. São mais de 24 quilômetros, trecho inicia no final do asfalto da BR-421 e vai até a entrada.
No município de Buritis, além da ampliação e manutenção do hospital estadual, entre as ações destacam-se a construção da praça Parque Buriti; a construção de um presídio; a abertura da estrada Parque; o asfaltamento de 10 km de ruas; a restauração das principais avenidas da cidade (Ayrton Senna e Porto Velho), incluindo drenagem, numa extensão de 9,2 km, além da instalação e construção da sede da Residência regional do DER e entrega de frota de maquinários para unidade.
Rio Crespo recebeu 6 km de pavimentação de vias urbanas e na época da obra ficou 100% asfaltado, mas o município cresceu a prefeitura já reivindica mais asfalto. A região é atendida com a manutenção das estradas estaduais e apoio a agricultura. O governo estadual ainda repassou o recurso para a construção da prefeitura para o município de Rio Crespo.
Cujubim teve ruas e avenidas pavimentada, construção de uma Unisp de pequeno porte, suporte do DER na manutenção das estradas vicinais, ônibus escolares e apoio aos produtores rurais por meio da Emater.
O Banco do Povo de Rondônia esta presente em todo Vale do Jamari levando oportunidades aos pequenos empreendedores, como também a Emater e a Idaron que assiste e auxilia os produtores rurais.
A região Vale do Jamari é composta por nove municípios: Ariquemes, Monte Negro, Campo Novo, Buritis, Cujubim, Alto Paraiso, Rio Crespo, Machadinho do Oeste e Cacaulândia.
O diretor-geral do DER, Ezequiel disse que o Departamento não medido esforços para atender os 52 municípios, uma exigência do governador Confúcio Moura. Neiva firma que os grandes investimentos no Vale do Jamari se repetem por todo o estado. Disse que todos os prefeitos são atendidos, vez que eles são representantes da população.
Citou ainda que o governador tem exigido ações que impulsionem o desenvolvimento e é isso que buscamos todos os dias. “Rondônia tem na agropecuária a base de sua economia. O DER é grande parceiro da homem do campo. Só aqui na região do Vale do Jamari temos três Residências Regionais do DER (Ariquemes, Machadinho e Buritis).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!