Dois anos após explosão, Nasa envia suprimentos para a ISS

Dois anos após explosão, Nasa envia suprimentos para a ISS

Dois anos após explosão, Nasa envia suprimentos para a ISS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Nasa, através da empresa privada Orbital ATK, lançou na segunda-feira um foguete com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS) desde a plataforma Wallops, na Virgínia, que estava fechada havia dois anos pela explosão de outra nave.

Nesta ocasião, o foguete tipo Antares 230 que Orbital ATK lançou ao espaço, tem novos motores em substituição aos anteriores que causaram o acidente em outubro de 2014 e que provocaram uma enorme cratera e um reparo de US$ 15 milhões, embora não tenha havido mortos.

A explosão desse foguete significou o primeiro acidente da Nasa em sua controvertida política iniciada em 2011 de contratar empresas privadas para essas missões de abastecimento da ISS.

O lançamento de Antanes, com a cápsula Cygnus que transporta mais de 2,3 mil quilos de suprimentos para a ISS, era visível a partir de grande parte da costa leste dos EUA, já que a plataforma Wallops está localizada a poucos 280 quilômetros de Washington, a capital.

"É genial voltar a ver um lançamento da ISS desde a costa da Virgínia, e demonstra o que podemos conseguir as agências federais e estaduais em estreita relação com a indústria americana, todos trabalhando juntos", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden.

Espera-se que a cápsula Cygnus alcance o ISS no próximo domingo, depois da chegada na sexta-feira de três astronautas - um americano e dois russos - que vão decolar na quarta-feira a partir do Cazaquistão.

Orbital ATK (antes conhecida como Orbital Sciences Corporation) e SpaceX são as duas companhias que assinaram contratos milionários para o transporte de carga desde que a Nasa terminou com seu programa de naves espaciais.

A SpaceX sofreu também um acidente em setembro deste ano quando um de seus foguetes explodiu após decolar a plataforma de Cabo Canaveral, na Flórida.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS