Hospital de Extrema recebe ambulância e novos equipamentos para o centro cirúrgico e enfermarias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o número de cirurgias em especial as da área de ortopedia e o atendimento de média e alta complexidade, o Governo de Rondônia entrega nesta sexta-feira (30) dezenas de equipamentos e uma nova ambulância para atender ao Hospital Regional de Extrema, no município de Porto Velho, divisa com o Estado do Acre.
Foi o que anunciou nesta quarta-feira (28) o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, explicando que o novo aporte de equipamentos vai atender ao centro cirúrgico, sala de parto, pronto-socorro e enfermarias.
Entre os itens estão: cardiotocógrafo aparelho de última geração, desenvolvido para auxiliar os profissionais da saúde no acompanhamento de pré-partos de alto risco, avaliando estado fetal, taquicardia, bradicardia e contrações uterinas -, equipamento de laringoscopia, bomba de infusão, balança pediátrica, maca móvel, carro de emergência usado no centro cirúrgico -, mesa para anestesia, entre outros equipamentos.
Segundo o secretário, no total cerca de R$ 300 mil foram investidos pelo governo, com recurso próprio. Pimentel afirmou que a revitalização, o investimento em infraestrutura e pessoal feito pelo governador Confúcio Moura já vêm dando excelentes resultados.
CIRURGIAS
O secretário citou como exemplo o crescimento em 51,28% do número de cirurgias de média e alta complexidades. Os dados foram divulgados em amplo relatório entregue pela direção-geral da unidade de saúde à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
De acordo com o levantamento feito pelo setor de estatísticas do hospital, de janeiro a dezembro do ano passado 531 intervenções cirúrgicas foram realizadas, com maior demanda registrada em novembro, com 63 cirurgias.
Desse total, 310 procedimentos foram feitos em moradores da Ponta do Abunã Extrema, Abunã e Nova Califórnia. Em seguida aparecem cidades do Estado do Acre, num total de 149 cirurgias. Dos municípios do estado vizinho atendidos pela unidade hospitalar de Extrema, a cidade de Plácido de Castro lidera o ranking. O número de atendimento saltou de 1 em 2013 para 35 neste ano. Um aumento de 3.400%.
De acordo com Antônio Medeiros, diretor-geral do Hospital Regional de Extrema, o crescimento da demanda está ligada diretamente à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo Governo de Rondônia.
Com os investimentos feitos pelo estado, a unidade ganhou moderna estrutura que vem permitindo a ampliação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Williames Pimentel, o Regional de Extrema faz parte do programa de descentralização do atendimento iniciado pelo Governo de Rondônia.
A meta é oferecer o maior volume de serviços possíveis aos pacientes da região para evitar o colapso do atendimento em unidades de Porto Velho, explicou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!