Empresário constrói carro brasileiro 100% em inox
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi com 1.230 quilos de inox puro que o empresário Hermes Balcon, de 52 anos, construiu em Vilhena (RO), um carro totalmente feito de aço inox. O material reluzente está presente em todas as peças do veículo, cujo modelo foi inspirado em um Ford 29, um dos primeiros modelos de automóveis fabricados no mundo.
Chassi, escapamento, para-choque, painel e até mesmo a chave da partida são feitos em inox. “Foi um ano e dois meses com três homens trabalhando diariamente na fabricação de todas as peças, montando as matrizes e construindo seguindo o modelo do Ford 29 da forma mais fiel possível”, conta Hermes.
A ideia de construir o carro veio, segundo Hermes, de seu desejo de infância de possuir um ‘Hot Rod’, modelo de carro antigo que possui motores potentes.
A clássica aparência do veículo em inox esconde um potente motor V8 retirado de uma caminhonete capaz de fazer o automóvel queimar pneus e dar ‘cavalo de pau’. “Era um dos meus objetivos de vida construir esse carro e em 2007 consegui. Como já trabalho com inox em minha cervejaria pensei: tá aí, vou fazer ele todo com esse material”, relembra. Batizado de ‘Ad Aeternum’, expressão em latim que significa ‘Para todo o sempre’, o carro literalmente foi construído para durar eternamente, livre da corrosão do tempo.
“Essa é uma das vantagens do inox e esse nome foi sugerido por um padre amigo meu aqui da cidade que usa essa expressão quando termina a missa”, disse o empresário. Nas ruas o carro não passa despercebido.
Sua lataria funciona como um espelho capaz de refletir todas as cores do ambiente ao redor. A filha de Hermes Raquel Balcon, assim como o restante da família, tem o veículo como um patrimônio e não perdem a chance de dar uma volta pela cidade, apesar de o Ad Aeternum passar a maior parte do tempo na garagem da empresa de Hermes. O carro também é sucesso em feiras agropecuárias da região e em eventos diversos, incluindo casamentos.
A atenção que o carro chama já rendeu a Hermes várias propostas de compra, mas nenhuma delas sequer deixou o empresário balançado. “Eu não revelo para ninguém quanto eu gastei porque muitos podem fazer propostas em cima do que eu investi e ele realmente não está à venda. Quem quiser eu posso construir outro, mas este não tem preço”, garante.
O carro de Hermes é emplacado e reconhecido pelo Departamento de Trânsito (Detran). De acordo com o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vilhena, Nilton Locatelli, o projeto foi apresentado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O carro está legalizado e pode transitar livremente, sem contar que é uma bela obra”, comenta Locatelli. Hermes já tem planos de construir um triciclo também de inox. “Ainda está no papel, mas vou dar forma sim a este projeto também”, afirma o empresário.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!