Após mediação do MP "Flor do Maracujá" ja tem local a ser realizado

Após mediação do MP, Estado e Município asseguram apoio à realização do Arraial Flor do Maracujá

Após mediação do MP

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após mediação do Ministério Público do Estado de Rondônia, o Município de Porto Velho e o Estado de Rondônia garantiram apoio à realização do Arraial Flor do Maracujá, tradicional evento cultural que ocorre há 32 anos na Capital. Em reunião realizada nesta terça-feira (05), na sede do MPRO, a Fundação Cultural (Funcultural) anunciou a cessão de espaço para a festa, enquanto que a Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) assentiu o fornecimento de estrutura para o evento. Como já definido em reunião anterior, na sede do MPRO, a partir de 2014, o Flor do Maracujá passa a ser de responsabilidade da Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás (Federon), deixando de ser uma promoção do Poder Público.
Coordenada pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, a reunião desta terça-feira teve a presença do Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester; da Secretária da Secel, Eluane Martins; do presidente da Funcultural, Christian Camurça; do presidente da Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás (Federon), Francisco Fernando Rodrigues; do produtor cultural Denis Carvalho, além de representantes de quadrilhas e bois-bumbás.
Na ocasião, o presidente da Funcultural anunciou a cessão de área do Município, com tamanho correspondente a dois campos de futebol, localizada na avenida José Vieira Cahulla, com avenida Mamoré. Já a Secel deverá formalizar apoio para estruturação do local.
Com o repasse da gestão do Arraial Flor do Maracujá para a Federon, a entidade   poderá explorar comercialmente a festa, com o aluguel de espaços para barracas de alimentos e estacionamentos. Presente à reunião, o Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester, afirmou que os serviços a serem ofertados durante o evento, dentre os quais os de alimentação, deverão obedecer às normas legais. “Nossa preocupação é com a segurança da população”, disse.
Termo de Cooperação
Durante o encontro, ficou definida a realização de uma nova reunião para a próxima sexta-feira (08), oportunidade em que será construído um Termo de Cooperação com os órgãos envolvidos no evento. Serão convidados representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e demais órgãos do Município.
As discussões estabelecidas em torno da realização do Flor do Maracujá são um desdobramento das tratativas que o MP vem mantendo com representantes da Federon, após emitir notificação recomendatória em que orienta o Estado de Rondônia a se abster de destinar verbas públicas, ainda que oriundas de emenda parlamentar, para patrocinar as despesas com realização de festas carnavalescas, eventos culturais ou religiosos.
A respeito da recomendação, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, vem afirmando que a medida extrema teve como objetivo impedir a aplicação de recursos públicos em eventos que não tenham relação com a cultura e o folclore. Entretanto, cada caso será analisado separadamente, a partir da recomendação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS