A emissão de notas oficiais a imprensa valorizando a gestão de Denis Baú emitida por alguns sindicatos chama atenção por um detalhe importante: uma das notas foi emitida pela presidente do Sindvest/RO que também é uma das dirigentes da Federação: Helena Aparecida Riça Mourão. A diretora do Sistema adota conduta reprovável ao se beneficiar da venda de confecções para o sistema em total desacordo com o Estatuto e o Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema Fiero (Fiero, Sesi, Senai, IEL).
Entre os exemplos da irregularidade, está a venda de camisetas para eventos promovidos pelo Sistema, a exemplo do programa Esporte Cidadania, feiras e até mesmo camisetas oficiais de viagens internacionais como a que levou um grupo de empresários para a China. Vários presidentes de sindicatos possuem essas camisetas. Como medida para ter uma dimensão dos atos irregulares os presidente do Sinduscon, Sinicon, Simmmero, Sindimad e Sindicer protocolaram na manhã desta quarta-feira (05), requerimento junto a Fiero em que pedem a cópia de todos os processos de compras feitas com a Indústria e Comércio de Confecções Bigmar.
Helena Aparecida Riça Mourão, que ocupa o cargo de 1ª secretária da Fiero, é sócia-administradora (detentora de 80% do capital da empresa), da Bigmar, inscrita no CNPJ 05.210.349/0001-97. De acordo com o “Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema Fiero”em seu artigo 39 que trata das Disposições Finais, dirigentes da entidade não podem contratar ou participar de licitações do Sistema.
Para evitar que atos desta natureza continuem acontecendo e os seus responsáveis ficarem impunes, os presidentes dos sindicatos também vão fazer uma representação no Ministério Público do Estado de Rondônia para que sejam investigados os processos de compras da Fiero, desta forma identificar se há outros casos similares acontecendo na Federação.