SENAI realiza aula inaugural do projeto PRONATEC na capital

SENAI realiza aula inaugural do projeto PRONATEC na capital

SENAI realiza aula inaugural do projeto PRONATEC na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O Teatro Banzeiros foi palco, nesta terça-feira, 28 de fevereiro, da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Porto Velho. A solenidade inicia as ações conjuntas do Governo Federal e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Rondônia (SENAI/RO), cujo objetivo é expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada a trabalhadores rondonienses e assim, estimular a competitividade da indústria no estado.

 

Participaram também do lançamento alunos, pais, docentes, convidados, e parceiros como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC/RO), além de órgãos da prefeitura de Porto Velho como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (SEMDSTUR) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

 

A novidade do programa apresentada foi à criação da bolsa-formação, financiamento que dará direito a cursos gratuitos e de qualidade, e despesas como alimentação, transporte e todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional desses beneficiários.

 

No início da cerimônia o reitor substituto IFRO, Jackson Bezerra Nunes falou do prazer da instituição em beneficiar a formação que levará aos novos alunos um ensino de qualidade. “Vocês são privilegiados e o bom resultado só depende de vocês, sintam-se em casa”. Já Nina Cavalcante, diretora da educação profissional SENAC/RO, destacou, “podemos fazer um ótimo trabalho e desenvolver o empreendedorismo nessas pessoas, valorizar o comércio local e alcançar o nosso maior objetivo: trazer inclusão produtiva”.

 

O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos falou da satisfação e do orgulho em receber os congratulados pelo PRONATEC, e complementando a palavra de Nina, o diretor observou sobre a saída da atividade extrativista para a industrial, o que requer profissionais qualificados em diversas áreas. “Ficamos surpresos pela grande procura de vagas em nossos cursos, e o SENAI/RO está preparado para receber esses novos alunos que terão a melhor estrutura e uma metodologia de excelência, tudo para formá-los com qualidade e atender a demanda industrial que Rondônia necessita”, exclamou.

 

A representante da SEMAS e também coordenadora de programas do Governo Federal, Benedita Nascimento enfatizou que os recursos federais serão investidos no êxito em superar a vulnerabilidade de famílias, e trazer inclusão social a essa população. Já Agnaldo Nepomuceno, da SEMDSTUR falou da responsabilidade e do alto grau de qualificação dos parceiros no empenho em profissionalizar os selecionados pelo programa.

 

Ao final, todos foram fortemente aplaudidos e em seguida convidados a participar de um coquetel, oferecido na área externa do teatro.

Para o presidente da FIERO, Denis Baú ressaltou mais uma vez a importante parceria entre a Escola SENAI com os demais colaboradores do Pronatec. “A força de cada um vai além de ampliar a educação escolar e profissional e contribuir de forma positiva na vida desses alunos, consequentemente uma melhor qualidade de vida em nosso estado, tanto para indústria e seus trabalhadores, tanto para os que vivem nesta terra cujo crescimento vertiginoso exige mão de obra qualificada para contribuir com seu trabalho para o fortalecimento da indústria e o crescimento do estado de Rondônia”, concluiu.

 

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS