Mais de 150 mil pessoas foram imunizadas em campanhas de vacinação do município

Mais de 150 mil pessoas imunizadas nas campanhas de vacinação do município

Mais de 150 mil pessoas foram imunizadas em campanhas de vacinação do município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 150 mil pessoas — entre crianças, jovens e adultos — foram imunizadas nas campanhas de vacinação realizadas pela Prefeitura de Porto Velho. O levantamento feito pela Divisão de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi divulgado nesta segunda-feira, 25. Na campanha de vacinação contra a gripe foram feitas 39.514 imunizações, chegando a 84% de cobertura vacinal ultrapassando a meta estabelecida para o mutirão que era de 80%. Positiva foi também a campanha contra a poliomielite. Na primeira etapa, foram 35.790 crianças vacinadas (97,61%) e, na segunda, 37.209, chegando a 100% de cobertura.
Desempenho satisfatório também teve a campanha contra o sarampo. No dia da imunização foram vacinadas 41.928 crianças de 01 a 07 anos de idade atingindo 96% da meta para a cobertura vacinal. Os quatro por cento restantes serão atingidos a partir de janeiro como monitoramento rápido que será feito pela equipe da divisão. “Com relação ao sarampo, a determinação do Ministério de Saúde é de se atingir 100% de cobertura. Como não conseguimos atingir esse índice, vamos chegar a essa meta com esse monitoramento, por meio da busca ativa crianças que não foram vacinadas”, explicou a chefe da divisão, a enfermeira Luzanira da Costa Morais.
O ano que encerra, também representou, para a divisão, um avanço significativo no que diz respeito a cobertura vacinal no município, por causa da descentralização do serviço de vacinação que foi ampliado para os distritos, com a capacitação de servidores que trabalham na unidades de saúde locais, como é o caso de Calama, no Baixo-Madeira. Antes da descentralização, os vacinadores só chegavam a essas localidades quando da realização das campanhas ou quando alguma equipe de agentes de saúde se deslocavam para essas localidades. Agora o vacinador fica permanentemente na unidade de saúde do distrito e a disponibilidade de doses é o mês inteiro. “Esse foi um avanço muito grande para a população que reside fora da área urbana e facilita muito a vida de quem mora nos distritos. No eixo da BR, na região da Ponta do Abunã, por exemplo, o único distrito que ainda não conseguidos montar uma equipe de vacinação local é o de Nova Califórnia”, disse.
Além de expandir o serviço de vacinação, a Divisão de Imunização da Semusa, paralelamente, também trabalhou na capacitação de seus servidores para melhor atender a população, como é o caso da vacinação contra a BCG. Por meio desse treinamento, todas as unidades de saúde já contam com servidores capacitados para este tipo específico de vacinação.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS