“Muitos podem não ter noção do valor e significado dessa reforma, mas a comunidade está em festa. E o meu coração, que é apaixonado por essa creche e cada uma das crianças que aqui estuda, está vibrando de tanta felicidade, que só se compara ao dia em que nasceram os meus filhos e o dia da inauguração da instituição há 12 anos”. Declarou entre lágrimas em um discurso emocionado, a diretora da creche beneficiada pelo Dia do Bem Fazer do Instituto Camargo Corrêa, Aldenora Alves, no momento em que descerraram a placa.
O Dia do Bem fazer surgiu em 2009, como parte das comemorações dos 70 anos do Grupo Camargo Corrêa. O intuito da ação é promover transformações positivas nas comunidades onde atua, incentivando a educação e qualidade de vida. Este ano, a comunidade do Ulisses Guimarães foi contemplada pelo projeto e acabou ganhando uma creche praticamente nova, entregue no último domingo, 28, em meio a brincadeiras e uma série de atividades elaboradas pelos voluntários da empresa para a garotada.
“Trabalhamos 14 horas por dia, durante duas semanas para que as aulas das crianças não fossem prejudicadas. Da estrutura antiga, somente algumas partes da alvenaria foram aproveitadas. No mais, trocamos todo telhado, pisos, portas, brinquedos do parquinho e também foi refeita todo encanamento de água e rede de esgoto que estavam bem precários, começamos praticamente do zero”. Contou o mestre de obras, José Jesus Pereira, parceiro na ação.
Para representante do comitê de voluntários da construtora Camargo Corrêa, Cristiane Tessaro, o sucesso da ação é resultado do trabalho voluntário de toda equipe. “Tivemos a participação de mais de 300 colegas da construtora, tanto na limpeza da creche após a reforma, quanto doando alimentos, materiais didáticos, além de brinquedos e livros para criação da brinquedoteca para os alunos. Um trabalho envolvente e gratificante”, relata.
O contentamento e aprovação dos pequenos eram visíveis através de seus olhinhos brilhantes enquanto curtiam o novo espaço. A brinquedoteca equipada também com uma TV de LCD e DVD fez muito sucesso entre eles que lotaram a sala durante toda a manhã, só saíam para curtir o playground. Gesilene Ferreira, mãe de Igor Rabelo Ferreira (5 anos), contou que o filho estuda ali desde os três anos e confessa que não imaginava dimensão da reforma até se deparar com o lugar completamente reestruturado. “Agora os alunos vão ter um estímulo a mais para estudar e o conforto com certeza ajudará muito para que aprendam com mais qualidade. Meu filho ficou encantado e assim que passou pelo portão me disse: Mamãe como está chique a minha escolinha”, contou rindo da espontaneidade do filho.
O arquiteto da Camargo Corrêa, Gustavo Simonetti, foi o responsável pela reforma realizada na Creche Mãe Trabalhadora e declara que esse é um trabalho que não tem como comparar a nenhum outro projeto concretizado por ele anteriormente. “Lidar com crianças é sempre diferente, temos que pensar com a visão delas, prever como vão utilizar o espaço planejado e de uma forma que atenda a suas necessidades para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e contribuir assim com aprendizagem. E hoje, poder conferir esses rostinhos de alegria, curtindo o espaço que foi projetado especialmente para eles é extremamente gratificante. O sentimento é de um pouquinho de missão cumprida por ter feito o bem à cerca de 110 crianças que dependem dessa creche”, descreve Gustavo.
Foram parceiros na ação a Energia Sustentável do Brasil, AmazonFort, Nord Electric, Polyart, JRF construções e Metalurgica Amazônia.