PAINEL POLÍTICO - Disputa pela prefeitura faz Fátima brigar com Epifânia - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - Disputa pela prefeitura faz Fátima brigar com Epifânia - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - Disputa pela prefeitura faz Fátima brigar com Epifânia - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Assuntos internos
O PT vem atravessando uma situação complicada nos últimos tempos em Rondônia. A administração de Roberto Sobrinho caminha para um final lacônico e a disputa interna na legenda, para definir vai disputar as eleições em 2012 vem desconstruindo velhas amizades, como a da deputada Epifânia Barbosa e a ex-senadora Fátima Cleide. Já se sabe com certeza que Hermínio Coelho dificilmente terá espaço para ser o nome do PT e Cláudio Carvalho faz confusão para tentar valorizar seu passe.
Decepção
Foi dessa forma que a ex-senadora Fátima Cleide classificou a intenção da deputada estadual Epifânia Barbosa de ser a candidata do partido para disputar a prefeitura em 2012. Fátima contava com o apoio de Epifânia e quando descobriu, recentemente que isso não aconteceria, ficou frustrada. Em seus planos, a agora ex-amiga deveria apoiá-la e lançar-se a deputada federal em 2014. Faltou combinar com Epifânia.
Candidatíssima
O melhor nome que a companheirada tem para essa disputa é sem dúvida alguma Epifânia Barbosa. Além da deputada ter uma rejeição muito baixa, ela conta com o apoio irrestrito de Roberto Sobrinho, que apesar da desastrosa gestão, detém a máquina administrativa e política, e qualquer um sabe que isso pesa, e muito, em uma eleição. Fátima não terá esse apoio como não teve em 2006, quando disputou o governo. Roberto só entrou na campanha na reta final e mesmo assim muito timidamente. Além do mais, internamente Epifânia transita em todas as alas petistas, dos radicais aos moderados. Fátima encontra resistência.
De cima para baixo
Mas Fátima tem o respaldo da executiva nacional e em Brasília ela tem força, é o que falta a Epifânia. Na primeira campanha de Roberto Sobrinho, quando ele aparecia com 1% nas pesquisas, foi Fátima quem avalizou Roberto na nacional e conseguiu apoio e recursos que faltavam ao então candidato. Quem não sabe ou não lembra, na época ainda podia realizar showmícios e o PT nacional bancou a vinda da banda KLB por duas vezes, o que deu visibilidade a uma campanha tímida até então. E é esse respaldo que vem fazendo a diferença no processo. Fátima vem trabalhando para que sua candidatura seja imposta de cima para baixo. Se depender de Brasília, ela consegue.
Coringa
E o grande diferencial nesse jogo chama-se Hermínio Coelho. Como no PT o voto dos filiados conta, e muito na hora de definir quem vai disputar as eleições, os ventos sopram a favor de Hermínio. O deputado petista exerce grande influência junto aos filiados. Epifânia sabe disso e já está afinando com Hermínio. O único obstáculo a essa parceria é Roberto Sobrinho, que não se bica com Hermínio. Ao mesmo tempo, o deputado petista nutre grande simpatia por Fátima, que sempre lhe respaldou e lhe deu apoio. Para onde Hermínio for, boa parte da companheirada também vai.
Insatisfação
Oito entre dez advogados estão insatisfeitos com a atual gestão da OAB, comandada por Hélio Vieira. O reflexo disso é que advogados mais antigos vêm se afastando cada vez mais dos eventos promovidos pela Ordem e entre si, questionam as ações da OAB e alguns posicionamentos que vem sendo adotados, como a questão da lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça. De qualquer forma, ano que vem acontecem as eleições e alguns grupos timidamente ensaiam uma formação. Mas o que é unanimidade entre os advogados é o alto custo financeiro que o processo terá. Tem gente afirmando que quem não dispor de ao menos de R$ 500 mil, melhor nem se meter na disputa.
Tremeu
E os prédios do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho tremeram no início da tarde desta quarta-feira devido a um terremoto registrado no Peru. Os prédios foram esvaziados. Teve gente falando que alguém lá em cima anda com raiva do judiciário rondoniense. Pura maldade.
Cutucada
E o presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo andou alfinetando o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira que andou questionando a aprovação, por parte da Assembleia, da isenção fiscal para a venda de equipamentos às usinas do Madeira. Valter afirmou que a isenção foi dada pelo governo anterior e cutucou, “antes do Hélio falar qualquer coisa sobre a Assembleia, deveria cuidar de seu próprio umbigo”.
Posse
O Juiz Federal Herculano Martins Nacif tomou posse na última terça-feira (23), como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral. A solenidade foi conduzida pela desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do TRE-RO. O Juiz Federal Herculano Nacif desempenhará suas funções durante o biênio 2011/2013. Na mesma solenidade, o Juiz Federal Rodrigo de Godoy Mendes tomou posse como Membro Substituto do TRE. Herculano Nacif entra na vaga anteriormente ocupada pelo Juiz Federal Élcio Arruda, que deixou o TRE-RO em 16/06/2011.
Julgamentos
Na próxima semana, a partir de terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral deve começar a julgar os pedidos de cassação de quase metade dos deputados da Assembleia Legislativa. São ações diversas, como abuso de poder econômico e compra de votos. Na berlinda está Jaques Testoni, que responde por abuso de poder econômico e político junto com seu irmão, o prefeito de Ouro Preto Alex Testoni. Também serão julgadas ações de Epifânia Barbosa, Euclides Maciel e outros. Com maior probabilidade de perda de mandato está o deputado Jaques Testoni.
Recuando
A Camter foi desclassificada pela comissão de licitação na tarde de terça-feira em Porto Velho. Ela não vai mais participar do processo licitatório.
Aqui não
O vereador Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara de Porto Velho, garantiu na noite da última terça-feira que a empresa Camter não vai realizar nenhuma obra na Capital, no que depender da Câmara. Rodrigues, que sempre adotou um posicionamento comedido em questões polêmicas, ficou irritado com a notícia de que a empresa estava participando do processo e com grandes chances de ser a vencedora. “Aqui eles não constroem mais nem um meio-fio”, declarou o vereador. Na próxima semana, uma audiência pública vai discutir a situação das obras dos viadutos que estão paralisadas há mais de dois anos.
Transtornos
Durante a campanha de reeleição de Roberto Sobrinho, ele usou uma imagem de uma moradora de Porto Velho que dizia “obrigado pelo transtorno” se referindo ao incômodo causado pelo asfaltamento de uma rua na periferia. Mal sabia a eleitora que os transtornos causados pela prefeitura iriam durar até o fim do mandato. E a companheirada se orgulhava tanto da frase, que até o assessor do Sintero, Adércio Dias escreveu um artigo agradecendo os “transtornos”. Enquanto isso, a cidade vai sendo remendada na base da gambiarra. E vamos que vamos.
Registro
O Aquarius Selva Hotel, de propriedade da família de Emerson Castro, vice-prefeito de Porto Velho, completa em agosto 22 anos de existência. Nesta quarta-feira, 24, é o aniversário do senador Valdir Raupp de Matos, que também foi governador de Rondônia.
Confirmados
No Anuário dos Advogados de Rondônia já confirmaram o registro escritórios importantes, como de Nelson Canedo, Andrey Cavalcante, Pedro Origa e Diego Vasconcelos.
Voluntários
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai regulamentar o acesso a drogas que ainda estão em testes. Para isso, quer garantir que voluntários de pesquisa continuem recebendo o remédio por toda a vida depois do fim do estudo, independentemente de a pesquisa ser para doenças crônicas, raras ou terminais. Atualmente, a resolução n.º 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde exige que o patrocinador de um estudo clínico ofereça a medicação para o voluntário pelo resto da vida ou enquanto ele necessitar. Mas, na prática, isso nem sempre acontece. Segundo dados da Anvisa, entre 2008 e 2010, apenas 109 pacientes foram beneficiados com a doação após o estudo. Mas, só no ano passado, foram registrados 315 novas pesquisas clínicas no Brasil - cada uma, em geral, envolve 1,5 mil pessoas.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS