PAINEL POLÍTICO – Empresa cujo sócio está proibido de contratar com Governo faz lobby no Detranb – Por Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
JAIME GAZOLA E SUPLENTE QUASE SAEM AOS TAPAS NA CÂMARA; SEDES É NINHO DE ASSESSORES DO GOVERNO CASSOL
Esquentou
O retorno de Jaime Gazola à Câmara de Vereadores de Porto Velho não foi tranqüila. Nesta terça-feira ele e seu suplente, Bosco Costa, quase chegaram às vias de fato no gabinete da presidência da Casa. Gazola teria dito a Bosco, que estava lá para pegar o documento de saída, para ele “vazar”. O suplente então mandou que Gazola o respeitasse se não pelo fato de ser seu suplente, mas também por ser mais velho. Jaime não gostou da resposta e teve que ser contido por assessores que estavam no local. Bosco registrou uma ocorrência policial contra Jaime.
Crise
Há tempos Bosco Costa vinha tentando conversar com Jaime Gazola para resolver uma situação que o incomodava. Apesar de Jaime ter saído da Câmara, mantinha todos seus assessores no gabinete, sobrando apenas dois cargos para Bosco. Essa situação perdurou até a sexta-feira da semana passada, quando Bosco exonerou todos. Jaime, que já vinha insatisfeito com o prefeito Roberto Sobrinho, aproveitou o gancho, pediu às contas e resolveu voltar para a Câmara. Desde a semana passada, assessores de Jaime que eram mantidos na Câmara e não estavam trabalhando, receberam intimações do Ministério Público para explicar como é que isso funciona.
Suplente
Bosco Costa é agente da Polícia Federal e foi presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Federal em Rondônia. Já foi candidato a deputado federal e vereador, ficando na segunda suplência do PV. Com a saída de Gazola, que foi para a Secretaria de Turismo do município ele assumiu o cargo. Nesta terça-feira ele falou com a imprensa sobre sua saída da Câmara e as providências que vai tomar em relação aos impropérios, segundo ele, ditos por Gazola na sala da presidência.
Superbonder
Pessoas ligadas ao governo anterior continuam ocupando cargos na atual gestão e já estão aprontando, de acordo com denúncias que vem circulando nos bastidores. Um dos grandes “ninhos” é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social – SEDES, onde ex-assessores de Ivo Cassol continuam ocupando cargos importantes.
Esquemas
Um dos casos que mais chama a atenção no rol de denúncias, é a compra de combustíveis da secretaria em um posto ligado à família do secretário Edson Vicente, que é cunhado do prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni. Também estão vindo à tona denúncias de direcionamento na contratação de imóveis pelo órgão e tráfico de influência. Mais detalhes nas próximas colunas.
Segurança
A greve da Polícia Militar teve reflexos imediatos no aumento da criminalidade em Porto Velho. Poucas horas após a categoria anunciar a paralisação, uma agência bancária foi alvo de ataque com dinamite. Porto Velho acordou nesta terça-feira em clima de caos. Durante a manhã foram registradas dezenas de ocorrências, que estão sendo atendidas pela Força Nacional e Companhia de Operações Especiais. No início da tarde, a agência da Secretaria de Finanças do Governo foi invadida por homens armados.
Complicando
O governo precisa urgentemente conter essa greve e para isso precisa se reunir com a categoria e explicar o que pode e não pode ser atendido. Mas o principal problema é que não existe um articulador à frente das negociações. Como já dissemos anteriormente, Confúcio passa mais tempo apagando incêndios do que governando. E isso já vem causando efeitos colaterais em sua gestão. A crise na segurança pública é um deles.
Álcool x energéticos
Um estudo norte-americano comparou os efeitos do consumo de energéticos com bebidas alcoólicas e do consumo de álcool sozinho por um grupo de jovens. De acordo com os dados colhidos, e que serão publicados na edição de julho da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, a mistura é mais prejudicial porque aumenta a impulsividade das pessoas. O que os pesquisadores observaram foi que a combinação alterou a percepção cognitiva dos consumidores, aumentando a sensação de excitação, que já é ativada com a ingestão do álcool. Esta sensação combinada com o comprometimento do controle dos impulsos deixa a mistura perigosa. Um detalhe importante relatado neste estudo é que a presença do energético não alterou o nível de comprometimento associado ao consumo de álcool, mas sim a percepção deste comprometimento. O estudo observou 56 estudantes com idades entre 21 e 33 anos. Eles foram divididos em grupos que receberam dosagens diferentes de álcool, energéticos, uma bebida que mistura os dois e uma mistura placebo. Os pesquisadores então os submeteram a testes para observar, por exemplo, em quanto tempo eles executavam um tarefa. Eles também tiveram que relatar como se sentiam, se estimulados, sedados, enfraquecidos ou se de alguma forma se sentiam intoxicados.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – twiiter.com/painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!