Um dos maiores eventos do esporte motor da região norte já tem data marcada, dia 13 de fevereiro, com a realização da 10ª corrida Nacional de Jericos Motorizados em Alto Paraíso, distante cerca de 200km da capital de Rondônia.
A prova é disputada por Jericos, um veículo de carga que surgiu para auxiliar os agricultores no transporte de produtos rurais e insumos, mas que graças à criatividade brasileira se tornou também uma nova modalidade de esporte em Rondônia. O veículo surgiu há mais de vinte anos no sul do Brasil, sendo comum em propriedades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Migrantes de origem alemã e italiana desembocaram em Rondônia nos anos 80 durante a proposta de ocupação do governo militar e rebatizaram o veículo, que é conhecido no sul como toque-toque pelo barulho produzido pelo motor ou pé-duro, já que é montado a partir de chassis de jipes e caminhonetes, mas desprovido de conforto.
A prova é disputada numa pista especialmente construída para o evento, onde lama e atoleiro é o piso para a competição. Os pilotos são inscritos em duas categorias – 1 Pistão e 2 Pistões, com a segunda categoria sendo considerada a mais rápida. As largadas são com quatro carros no grid de cada vez. Os dois primeiros de cada bateria se classificam para seguirem na disputa. Atualmente, a média de inscritos supera os 30 carros, com pilotos de outras cidades e Estados vizinhos vindo a Alto Paraíso para participar da prova.
Mas a tradicional Corrida de Jerico não se faz somente com pilotos e equipes. A multidão que invade a pequena cidade do interior rondoniense também dá um show à parte, com uma festa que vai até o raiar do dia. Cerca de 50.000 pessoas são esperadas na cidade que possui aproximadamente dezoito mil habitantes.
A programação da 10ª Corrida Nacional de Jericos Motorizados tem inicio no sábado (12), com a realização de treinos livres para equipes inscritas. No domingo (13) pela manhã, treino classificatório. A partir da 14hs, a largada oficial. No Jericodromo está sendo montada uma grande estrutura com arquibancada para 10 mil pessoas, banheiros químicos e barracas de alimentação.
O evento é uma realização do Rally Clube de Porto Velho com o apoio do Governo do Estado através da Secel - secretaria estadual de cultura, esporte e lazer, Assembléia Legislativa, Prefeitura Municipal de Alto Paraiso ( Setur). O patrocínio é do Energético OU+, Refrigerantes Dydyo, Água Mineral Kaiary, Nova Schin, Eletrobras, Banco do Brasil, Rondomotos Honda, Caixa Econômica Federal e Siccob. O site oficial é o Rondoniaovivo. Com.