Projeto argilas da bacia de Pimenta Bueno é destaque durante III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia

Projeto argilas da bacia de Pimenta Bueno é destaque durante III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia

Projeto argilas da bacia de Pimenta Bueno é destaque durante III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mostrar um novo modelo para extração de argila e reduzir o impacto na várzea dos rios Pimenta Bueno e Machado. Esse é o objetivo da palestra ‘‘Argilas da Bacia Pimenta Bueno, Nova Perspectiva de Investimento’’, que será ministrada durante o III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia. O evento acontece em Cacoal nos dias 18 e 19 de junho e contará com a presença do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú.
 
O geólogo e palestrante João Marcelo Rodrigues de Castro irá apresentar um novo modelo para extração na reserva de argila, localizada nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste. “A atual extração da argila é realizada na várzea do rio e traz ao meio ambiente como conseqüência, o impacto ambiental, que precisa ser reduzido através de alternativas para aquela região e população. Para evitar um desgaste da natureza de proporção maior, foi realizado o estudo em uma reserva nas áreas promissoras para exploração”, explicou.
 
De acordo ainda com Marcelo, os estudos visam reduzir o impacto na extração da argila ao meio ambiente, apresentando um novo modelo de exploração em áreas afastadas do rio, como em locais utilizados pela pecuária. “Áreas próximas aos rios e de proteção permanente não poderiam ser alteradas, sendo uma forma de evitar os impactos e ter que gerar alternativas para amenizar as alterações ambientais”, disse o geólogo.
 
Outro aspecto ressaltado pelo geólogo responsável é a respeito dos obstáculos para exploração dos títulos minerários, aonde o principal problema é quanto às áreas que possuem títulos para específica exploração mineral, impossibilitando a exploração de argila na localidade. 
 
A indústria da cerâmica no Estado de Rondônia está em crescimento com a descoberta de novas reservas de argila, além de possuir um potencial de expansão ainda maior.
 
“Uma das possibilidades para expandir o mercado no estado seria a instalação de mais empresas do setor, para gerarem mais impostos e qualidade de vida para a população local”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO).
 
O III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia acontece no Cacoal Selva Hotel, nos dias 18 e 19 de junho. O encontro vai apresentar aos industriários da região, os potenciais e tecnologias do mercado, além dos estudos e projetos potenciais para a produção de cerâmica e a respeito da reserva de argila. Ainda durante o encontro, será distribuído a 1ª edição do livro Informe Mineral, resultado do projeto argilas da bacia de Pimenta Bueno, uma produção do geólogo João Marcelo Rodrigues de Castro.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS