PMDB flerta com PT e paquera o PDT. Ministério Público Eleitoral não fala nada sobre Negreiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quase fechado
Para enfrentar o PSDB nas eleições majoritárias deste ano, PT, PMDB e PDT devem se unir. Os pré-candidatos Confúcio Moura e Eduardo Valverde viriam em chapa única e o PDT de Acir Gurgacz daria suporte em troca de apoio em 2014, quando Acir disputará o Senado novamente. As conversas nesse sentido estão bem avançadas. Essa composição é boa para todos. Os detalhes estariam sendo acertados em Brasília e o anúncio oficial sairia em alguns dias. O único empecilho para isso se concretizar se chama Roberto Eduardo Sobrinho, que insiste em ser o candidato do PT e se isso ocorrer, o grupo racha.
Internamente
A conversa é outra. O PT não recua da condição de encabeçar a chapa majoritária e só toparia a aliança com o PMDB nessa situação. E a companheirada também vem conversando, de pé de orelha com Ana Maria Gurgacz, esposa de Acir Gurgacz, que na opinião da turma da estrelinha, seria a candidata perfeita. Mas o PMDB também paquera a moça e pelo histórico entre os três, PMDB, PT e PDT, ela deve fechar com o PT.
Cabeluda
Nos próximos dias o Rondoniaovivo estará publicando uma reportagem especial sobre a indústria da invasão de terras urbanas em Porto Velho, que conta com o apoio de alguns setores e servidores do município. O caso envolve ainda uma instituição estadual que deveria defender os menos desprovidos de recursos, mas não está selecionando corretamente seus clientes.
Falando nisso
Muita gente tem reclamado e denunciado a participação de pessoas que já possuem imóveis nessas invasões. Muitos utilizam “laranjas” para ocupar o lote, pagando inclusive salário por esse “trabalho”.
De imediato
Podemos falar o seguinte sobre esse caso. Quase tudo que envolve terra, envolve confusão. Impressiona a ineficácia do poder público em coibir invasões de terrenos, que do dia para a noite se transformam em bairros, com ruas abertas, iluminação e até cobrança de IPTU. Essa ânsia política de não perder votos, termina alimentando essa indústria de invasões. A coisa está seríssima em Porto Velho. A conferir nos próximos dias.
Voando baixo
Não entendi a atitude da Base Aérea em não permitir a entrada dos jornalistas do Rondoniaovivo que tentavam acompanhar o treino do Genus no campo da Base. Os militares tem um zelo excessivo para permitir a entrada em determinadas áreas, mas não apresentam esse mesmo cuidado em situações mais complicadas, como passeios de helicóptero, por exemplo. Além do mais, se eles permitiram que um time composto por civis pudesse treinar nas dependências do quartel, deveriam entender que outros civis iriam acompanhar. Até porque o o fato de acompanhar o treinamento do time do Genus não vai causar nenhum dano a segurança nacional.
Ata da discórdia
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM – comprou na semana passada 69 aparelhos de ar-condicionado usando a ata de Alto Paraíso, que, segundo o Ministério Público estava superfaturada. Parte dos produtos da ata foram suspensos por determinação do MP, mas o restante continuou valendo. Mesmo assim, apenas pelo bom senso, o governo do Estado não deveria ter utilizado os preços registrados na ata. Estão procurando confusão.
Simulacro
A operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quinta-feira demonstra que a coisa não anda tão solta quanto se pensa por essas bandas. Ano passado eu havia feito um comentário sobre o fato da PF andar de olho nos proprietários de garagens no Estado. A operação desta quinta-feira foi a ponta da coisa toda. Impressiona a quantidade de “garagens de usados” na Capital, sendo que é um negócio que não tem prosperado em função das facilidades de se adquirir um zero quilômetro. Mesmo assim, muitos estão no negócio e o mais impressionante é que as garagens estão abarrotadas de usados. Como eu já havia dito, nesse mato tem coelho, e dos grandes.
Convite
No sábado, a partir das 8 horas no bairro Esperança da Comunidade, os tucanos vão armar seu ninho para promover uma campanha de filiação. No evento estarão presentes os cardeais do partido, além de diversas lideranças.
R$ 300 mil
Foi quanto o consórcio Santo Antônio Energia gastou na compra de medicamentos para a prefeitura de Porto Velho para repor o estoque que estragou devido ao incêndio ocorrido no almoxarifado no fim de semana passado. E até agora a prefeitura não apresentou o inventário do depósito. E ninguém faz nada.
Sem pressão
Marinho Melo, suplente de Ramiro Negreiro não tem pressionado o legislativo municipal para assumir o cargo. Prefere ficar olhando de longe esperando a situação se resolver. Ramiro é temido entre os companheiros de Câmara e por várias pessoas na cidade. E deve ser um medo bem grande, porque ele continua no cargo mesmo sem direitos políticos. O Ministério Público Eleitoral não se manifestou sobre o caso e a Câmara vai conduzindo a situação como bem entende. E Ramiro continua por lá.
Contato
Para enviar sugestões, críticas ou mesmo palpitar sobre determinado tema, envie seu e-mail para alan.alex@gmail.com – ou ligue para 9907-0701 ou 3229-8673.
Satiagraha
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, na tarde desta quinta-feira, o afastamento do juiz Fausto Martin de Sanctis do processo envolvendo o banqueiro Daniel Dantas, investigado na Operação Satiagraha da Polícia Federal, que apura crimes financeiros. A decisão, tomada por quatro votos a um, mantém o juiz à frente dos feitos criminais em que o empresário Daniel Dantas é parte. A defesa do banqueiro alegava parcialidade do magistrado nas decisões envolvendo o banqueiro.
Boa notícia
Em dez anos, o Brasil deverá ser responsável pela produção de 44,5% das exportações mundiais de carne bovina, suína e de frango. A conclusão está no documento Projeções do Agronegócio – Brasil 2009/10 a 2019/20, elaborado pelo Ministério da Agricultura e divulgado hoje (4). A participação brasileira no mercado mundial de carnes em 2010 será de 37,4%, de acordo com a pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica do ministério. A produção nacional de carnes deverá crescer 37,8% nesse período, o que representa 8,4 milhões de toneladas de carnes a mais. Segundo Gasques, mais de 70% desse incremento serão destinados ao mercado interno. A pesquisa divulgada hoje leva em consideração dados sobre a produção e o consumo mundial de alimentos dos últimos 30 anos. Outro estudo, com projeções do agronegócio brasileiro para os próximos 20 anos, está em fase de conclusão.
Feijão
Agricultores rondonienses estão plantando feijão com sementes distribuídas pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). As sementes foram adquiridas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) através do Programa Semear. São selecionadas e garantirão a qualidade e produção da Safra 2010. Há sete anos que o governo do Estado garante aos agricultores uma produção eficiente com sementes melhoradas de arroz, feijão e milho, sempre priorizando a periodicidade de cada plantio. Somente nestes três últimos anos foram adquiridas e distribuídas mais de mil toneladas de sementes qualificadas e o resultado tem sido uma produtividade de 760 quilos/hectare, em média.
Agressão
Um estudo realizado com 652 gestantes atendidas em clínicas de atenção primária no Sul do Brasil revela que 18,3% delas sofreram algum tipo de violência durante a gestação. No estudo, que foi publicado em fevereiro deste ano no site do European Journal of Public Health, Maria Angélica Nunes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e colegas da mesma instituição e do King´s College London, do Reino Unido, revelam ainda que 15% das participantes afirmam ter sofrido violência psicológica, 6% violência física e 3% violência sexual durante a gestação. Segundo os autores, a violência durante a gestação é frequente no Brasil e está associada com ganho de peso inadequado do bebê ao longo da gravidez e também cuidado pré-natal inadequado. Estas características aumentam o risco de o recém nascido ter baixo peso ao nascer.
Descoberta
Cientistas de um consórcio internacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica francês (INRA), decifraram 85% dos genes de bactérias existentes em nosso tubo digestivo e publicaram o estudo na edição desta quinta-feira da prestigiada revista científica britânica Nature. Conhecer este enorme repertório de 3,3 milhões de genes, ou seja, 150 vezes mais que o genoma humano, abre várias perspectivas nas áreas da nutrição e da saúde humana, afirmaram os pesquisadores envolvidos no projeto. Segundo o estudo, mil espécies bacterianas estão presentes normalmente em grande quantidade no intestino humano e cada indivíduo abriga pelo menos 170. Ao contrário do que se sabia, estes resultados demonstram que os homens são relativamente similares quanto à composição de sua flora intestinal.
Na TV
A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e irrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!