O setor de construção civil em Porto Velho é um dos segmentos que mais alavancaram a geração de empregos no estado de Rondônia, especialmente na sua capital, Porto Velho, que vem passando por uma explosão de crescimento econômico, social e demográfico com a chegada das Usinas do Madeira.
Em pesquisa recente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmou que no ano de 2009 duas de cada três vagas de emprego criadas em toda a região Norte do Brasil surgiram em Rondônia. O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho) apontou que 29 mil pessoas entraram no mercado de trabalho em Rondônia apenas em 2009.
Esses índices mostram a grande oportunidade que as empresas prestadoras de serviços e com perfil inovador têm de crescer substancialmente dentro de suas áreas de atuação.
Um fato interessante que pode se levar em consideração, é que pouco tempo antes do inicio das obras das Usinas do Madeira e da expansão econômica em Porto Velho, muitos pragmáticos se perguntavam se as empresas que já existiam na capital tinham suporte e competência para assumir a responsabilidade de viver em uma nova era do comércio local, e se conseguiriam atender as necessidades de um mercado tão exigente e competitivo que iria se estabelecer na capital de Rondônia.
Hoje algum tempo depois do inicio das obras, podemos afirmar que muitas empresas não suportaram a mudança, porém as empresas que souberam se posicionar no mercado, além de se manter conseguiram um crescimento aliado ao fortalecimento de seus produtos e serviços.
A portovelhense LocMaq, empresa do ramo de locação de produtos e maquinários para construtoras na capital é prova de que a oportunidade de se estabelecer dentro do novo cenário do mercado portovelhense é uma questão de logística, gerenciamento e competência.
De acordo com Elimaura Rodrigues Nascimento, Gerente Administrativa da empresa, a LoqMac vem vivenciando um dos períodos mais intensos desde a sua criação há 12 anos atrás em Porto Velho.
“Há aproximadamente uns 5 anos eu me lembro que na época de chuva em Porto Velho as obras praticamente paravam e não havia muitas alternativas. Porém hoje o ritmo é o mesmo em qualquer período do ano, as obras não param e para lidar com essa exigência do mercado a LoqMaq se adaptou, se modernizou e ampliou sua abrangência, posso afirmar que temos condições de sobra para atender o ritmo acelerado de nossos clientes durante todo o ano”, afirmou empolgada Elimaura Rodrigues.
Hoje a LoqMaq atende as principais empresas da construção em Rondônia, e se tornou líder na capital dentro do seu segmento. Apostando na inovação a LoqMaq investiu e modernizou seus produtos conseguindo um patamar de nível nacional.
“Posso garantir que estamos nivelados com qualquer empresa que presta o mesmo serviço que a gente nos grandes centros do Brasil, os nossos clientes tem a garantia de que os produtos oferecidos não devem em nada aos que são utilizados em qualquer obra no Sul ou Sudeste do país. Estamos muito orgulhosos de fazer parte da historia do crescimento de Porto Velho, e com certeza esperamos crescer mais ainda e aumentar tanto os índices dos geradores de emprego como o das empresas portovelhenses que não devem nada a nenhuma outra”, concluiu Elimaura Rodrigues.