A coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Elba Miranda, informou que em reunião nessa quinta-feira (25) com todas as Coordenações Estaduais o Ministério da Saúde anunciou que aumentou de quatro para cinco as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), conhecida como Gripe Suína, que acontecerá de 8 de março agora até 21 de maio de 2010. Antes era até o dia 7 de maio. Pessoas com idade de 30 a 39 anos de idade passam a fazer parte do público alvo da ação na quinta etapa, que será realizada de 10 a 21 de maio.
Elba Miranda revelou que assim que retornar de Brasília será feito o trabalho de identificação da quantidade de pessoas que serão atendidas no Estado nesta faixa etária. A primeira etapa acontecerá de 8 a 19 de março, voltada aos trabalhadores da área da saúde e indígenas; a segunda, de 22 de março a 2 de abril, será para todas as gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e pessoas com doenças crônicas (pulmonar, cardiológica, entre outras); a terceira, de 5 a 23 de abril, terá como público alvo a população com idade de 20 a 29 anos; enquanto a quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, abrangerá as pessoas com idade a partir de 60 anos. “Como a etapa destinada aos idosos coincidirá com o período da campanha contra a gripe sazonal (simples) os sadios só tomarão a vacina contra esse tipo. Já os que têm doença crônica receberão as duas doses injetáveis”, lembrou.
Rondônia teve confirmados em 2009 43 casos de influenza H1N1 e duas mortes. O secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, voltou a alertar a população sobre a importância da vacina, que é gratuita e evita uma série de transtornos, como internações hospitalares e custos com medicamentos.