Na manhã desta terça-feira (27) foi realizada cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Universidade Federal de Rondônia (Unir) para adoção do Programa “Escola que Protege”. O evento aconteceu no Gabinete da Profª. Marli Cahulla, na Seduc, em Porto Velho. O programa tem a finalidade de combater a violência na escola. É desenvolvido por meio de convênio do Ministério da Educação MEC/Secad com as instituições públicas de educação superior e da rede federal de ensino profissional e tecnológico com o objetivo de promover formação continuada de profissionais da educação da rede pública da educação básica. A rede de proteção de proteção desta parceria é formada pela Secretarias de Educação Estadual e Municipal (Seduc/Semed), Ministério Público Estadual, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CDCA), Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONEDCA) e outros parceiros.
Na cerimônia de assinatura, além da Secretária Marli Cahulla, houve ainda a participação do secretário adjunto Pascoal de Aguiar, Gerente de Educação Sônia Casimiro; Subgerente do Ensino Médio Aparecida Meireles, Marcos Meirelles, representante de Ensino de Porto Velho, Coordenadora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PRODEF) Selma Freire; coordenadora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio (PDEM) Rosângela Alves; Joelma Sampaio e Cristiano de Paula, técnicos da Equipe Multidisciplinar e representante da Seduc no Comitê Gestor do Programa Escola que Protege; Arlo Ferracini e Diana Fontes, técnicos do setor pedagógico da Representação de Ensino (REN) de Porto Velho (representando as REN’s do Estado); José Januário de Oliveira Amaral, reitor da Unir; Ricardo Gilson da Costa Silva, Pro-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea); Coordenadora Pedagógica do Programa Escola que Protege Risolene Maria Souza Silva e equipe.
Falando sobre a importância da iniciativa, a secretária Marli Cahulla agradeceu a parceria e engajamento da Unir nesta idéia. “É com parcerias sólidas, como esta com a Unir, que conseguimos avançar em todas as ações que trazem benefícios a comunidade escolar. Paralelo a isto, contamos com o trabalho de uma excelente equipe técnica que leva ao sucesso todas as iniciativas por nós adotadas. Temos vivenciado muitas formas de violências nas escolas que precisam de enfrentamento, inclusive aquelas trazidas pelas drogas, o que nos faz adotar ações buscando minimizar o problema, como por exemplo, o Projeto Escola da Paz, a ser lançado em 20 de novembro. O lado mal, formado por uma minoria que se envolve com tráfico de drogas e violência não pode vencer o lado do bem, que engloba a maioria das pessoas. É importante que estejamos irmanados na luta contra todas as formas de violência”, enfatizou a titular da Seduc.
Com o auxílio de um projetor, a técnica da Gerência de Educação (GE) e também psicóloga, Joelma Sampaio, expôs temas pertinentes ao encontro, mostrando atribuições e responsabilidades dos parceiros envolvidos. O reitor José Januário de Oliveira Amaral falou de seu entusiasmo pela participação conjunta com a Seduc nesta ação. “É uma felicidade trabalhar num projeto tão bonito como esse, quando há a certeza de podermos alcançar resultados animadores. Estamos à disposição da Seduc para abraçar este projeto e outros que possam ser úteis à causa da educação” – colocou-se à disposição Oliveira Amaral.
O Programa Escola que Protege em 2009 será desenvolvido nos municípios de Porto Velho, Seduc, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. A parceria para sua execução faz parte de um conjunto de ações da Seduc com a finalidade de promover a cultura da paz nas escolas, prevenindo, identificando e realizando os encaminhamentos necessários para os casos de violência. Pesquisa para diagnosticar os tipos de violência que mais atormentam as escolas estaduais é realizada atualmente pela Coordenação Pedagógica da Seduc. Os resultados orientarão o planejamento da Secretaria para 2010.