Mariana pede posto de saúde ao Airton Sena
A falta de estrutura no bairro Airton Sena, zona Leste da Capital, deixa moradores à beira do desespero, uma vez que não podem contar com uma unidade de saúde, uma escola e serviços de coleta de lixo. Sensibilizada com os problemas que a comunidade enfrenta, a Câmara Municipal, através da vereadora Mariana Carvalho (PSDB) apresentou pedidos de providências que foram encaminhados para as secretarias municipais de Saúde, Educação e Serviços Públicos, visando garantir melhores condições para o local.
Segundo a vereadora, para a Semusb, o pedido foi para que seja realizado um estudo visando a viabilização de coleta de lixo no bairro que, segundo ela, por ser recém-criado enfrenta muitas dificuldades, como o acumulo de lixo doméstico, fato que contribui para o surgimento de animais nocivos à saúde humana.
Também para o bairro Airton Sena, a vereadora Mariana Carvalho solicitou para a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a possibilidade de que seja construído um posto de saúde. “Essa necessidade é real, principalmente com o grande volume de pessoas necessitadas de pronto atendimento que não tem condições e suporte para se deslocarem às unidades de saúde de outros bairros”, declarou a vereadora.
A vereadora Mariana Carvalho também aproveitou a sessão da semana para reivindicar junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed) que seja realizado, por meio da equipe técnica, um levantamento para a construção de uma escola, visando atender crianças e adolescentes do bairro.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Faixa de pedestres na rua Andréia é reivindicada
O constante perigo de acidentes na rua Andréia, nas proximidades da escola municipal João Ribeiro Soares (no bairro Jardim Ipanema), fez com que a Câmara de Porto Velho, através do vereador Cláudio Carvalho (PT), encaminhasse pedido de providências que a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) viabilize a implementação de sinalização de faixa de pedestres na localidade, visando garantir maior segurança e, conseqüentemente, evitar possíveis acidentes.
Segundo justifica o vereador, com o advento do asfalto da rua Andréia muitos motoristas chegam a abusar da velocidade e colocam em risco a vida das pessoas que circulam na rua, principalmente os alunos que atravessam para chegar até a escola João Ribeiro Soares.
“Com o intuito de atender a reivindicação dos moradores que tem filhos estudando na escola é que estamos solicitando a instalação de uma faixa de pedestres, uma vez que crianças passam de um lado para o outro da rua correndo risco de serem vítimas de acidentes”, destaca o vereador.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Melhoria no União Bandeirantes é reivindicada
O vereador do PSDB, Jean Oliveira, solicita da Secretaria Municipal de Obras – SEMOB, o encascalhamento e patrolamento da linha 101, distrito de União Bandeirantes. Jean salienta a necessidade dos serviços pelo Prefeito, por ser o trecho que está intransitável por causa dos inúmeros buracos, o único meio de acesso que liga a comunidade ao resto do Estado.
Tapa buracos
O tucano também reivindica da Semob a realização de operações tapa buracos na rua Paulo Fortes, trecho após a Daniela, no bairro Aponiã; na rua Chico Mendes no trecho entre as ruas Rosalina Gomes e Teodoro Lopes, no São Francisco; Na União entre a Rio de Janeiro e Alexandre Guimarães, no Socialista; e ainda na Raimundo Cantuária a partir da escola São Miguel até o ponto final de ônibus, no bairro Jardim Santana, zona Leste da Cidade
Iluminação
O vereador Jean Oliveira, através de Pedidos de Providências, reivindica a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano- Emdur, a colocação e luminárias públicas na ruas Cantorinho com Cairo, bairro Nova Floresta; na Daniela sentido Calama, no Aponiã; e nas ruas do bairro Vila Tupy.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Comissão é criada para avaliação fiscal
A presidência da Câmara de Porto Velho instituiu uma Comissão Mista Permanente para apreciar a demonstração e avaliação das metas fiscais do quadrimestre do Poder Executivo Municipal, a ser realizada em audiência pública.
A Comissão é presidida pelo vereador Zequinha Araújo e compostas pelos edis: Cláudio Carvalho, Jaime Gazola, Chico Caçula, Jurandir Bengala, Pastor Delso, José Wildes, Marcelo Reis, Mariana Carvalho, Jean Oliveira, Ramiro Negreiros, Cláudio da Padaria e Moises Costa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Gazola solicita recuperação de estrada para São Carlos
O encascalhamento e patrolamento da rodovia 28 de novembro, antiga estrada da Penal, que liga Porto Velho ao distrito de São Carlos, no Baixo Madeira, é a solicitação do vereador do PV, Jaime Gazola, à direção geral do Departamento de Estrada de Rodagem- DER.
Jaime Gazola, ressalta que apesar das atividades implementadas pelo DER, a estrada está cheia de buracos, impossibilitando a interligação do povo ribeirinho via terrestre, ás comunidades de Nova Aliança, Cujubim, Aliança, Cujubim Grande, Porto Chuelo e outras localidades ao longo da rodovia 28 de Novembro a Porto Velho.
“A recuperação da estrada facilitará a escoação da produção agrícola dos ribeirinhos até Porto Velho, já que via fluvial é demorado, chegando até 8 horas de viagem”, salienta o vereador Gazola.
Zona Sul
Jaime Gazola formulou Pedidos de Providências a Secretaria Municipal de Obras - SEMOB, reivindicando a conclusão das obras do banheiro do campo da Jatuarana e reparos ou asfalto as ruas Congonhas, Cerejeiras, Craviúna, Carqueja e Angico, no Cohab Floresta I Etapa.
Gazola também solicitou a Secretaria Municipal de Trânsito – SEMTRAN, instalações de redutores de velocidade na ruas João Elias de Souza e Geraldo Siqueira, ambas no bairro Conceição.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vereadores aprovam Urna do Povo
A Câmara de vereadores aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (9), o Projeto de Lei de autoria do vereador licenciado Mário Sérgio, que institui a criação da Urna do Povo, tendo por objetivo a coleta de sugestões, críticas e denúncias junto a população de Porto Velho.
A Urna do Povo será confeccionada de forma que possibilite o sigilo dos participantes e as manifestações coletadas serão encaminhadas para as comissões internas para análise visando a efetivação da vontade popular junto aos órgãos competentes.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei da vereadora do PSDB, Mariana Carvalho, que veta qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores de todos os edifícios públicos municipais ou particulares, comerciais, industriais e residenciais existentes em Porto Velho.
Outro Projeto de Lei da tucana, aprovado pela Câmara, dispõe sobre a implantação da semana de estudos da Constituição Federal, Constituição Estadual e da Lei Orgânica Municipal nas escolas públicas do Município de Porto Velho. Os vereadores aprovaram ainda a instituição de anúncio de crianças desaparecidas em jornais impressos.