A equipe do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) e Incra, inicia hoje o trabalho de mobilização nos municípios de Alto Paraíso e Rio Crespo, para a programação do I Mutirão 2009, que acontecerá em maio. São realizados contatos com as prefeituras, escolas e associações para o sucesso do programa.
No mutirão serão atendidas as mulheres do campo com o fornecimento gratuito de documentos, como carteira de trabalho, certidão de nascimento, CPF, registro no INSS, fotografias. De acordo com o balanço anual do ministério, foram emitidos 10.596 documentos nos mutirões realizados em 2008 na zona rural dos municípios de Rondônia.
Além das mulheres, o programa contempla ainda o público masculino, índios, quilombolas e pessoas especiais de diversas idades. Palestras também são proferidas como temas como: direitos previdenciários, créditos PRONAF, licença ambiental e assistência técnica.
Na programação de 2009 serão atendidos também os municípios de Ariquemes, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Cacaulândia e Monte Negro, todos participantes do território Vale do Jamari, do programa do governo federal Territórios da Cidadania.
São parceiros nesse programa o INSS, Caixa Econômica Federal, Delegacia da Receita Federal, Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria de Pesca e Aqüicultura (Mapa), prefeituras municipais, as equipes do Ates, os sindicatos dos trabalhadores rurais e os movimentos sociais.