Dados estatísticos sobre o crescimento feminino no mercado de executivos foram apresentados pelo vice-presidente da Catho, Homero Amato, durante aula ministrada na Disciplina “Planejamento e Gestão de Carreira” aos alunos do Curso de MBA Gestão de Negócios da Faculdade São Lucas. Segundo Amato, nos últimos cinco anos houve um crescimento de 60% da participação das mulheres em posições de cúpula (presidente, executivo principal, gerente geral ou equivalente).
A pesquisa, de acordo com o executivo da Catho, leva em consideração o fato de que a mulher executiva é mais otimista e positiva em relação ao futuro do que o homem. Homero Amato observou que o mercado está mais aberto ao trabalho profissional feminino porque as mulheres também buscam com mais afinco a qualificação profissional para serem mais competitivas no mercado.
Por outro lado, o vice-presidente da Catho também destacou o crescimento do número de executivos masculinos que preferem a variante salarial, principalmente porque as grandes empresas trabalham por metas. Homero Amato salientou que no estilo de salários variante ganha a empresa, que pode alavancar seus negócios, e ganha o funcionário, que aumenta a motivação através do foco e do direcionamento de seus esforços. Segundo ele, hoje o mercado emprega 54% dos executivos que preferem receber bônus por objetivos e por metas. “Mas, é importante acumular experiência profissional porque o mercado procura gente que faz”, acrescentou.