Release da Semacric (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, anunciou que na prestação de contas realizada agora em dezembro foram construídos 3.510 quilômetros de estradas vicinais nos últimos quatro anos, decorrente da administração do prefeito Roberto Sobrinho, inserido dentro do programa “S O S Vicinal”, que, segundo o release, beneficiou cerca de 12 mil família.
Confira abaixo o release na íntegra:
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) apresentou na manhã de terça-feira (2) no auditório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) as ações realizadas nos quatro anos da atual gestão, bem como a homologação do cadastro do milho, uma espécie de aprovação de venda de sementes do produto com custo menor para os agricultores.
Todos os anos, sempre em dezembro, a Semagric presta contas das atividades realizadas em cada período. Dados da secretaria dão conta de que foram construídos 3.510 quilômetros de estradas vicinais nos últimos quatro anos – dentro do programa S.O.S Vicinal - beneficiando cerca de 12 mil famílias. “A melhoria na qualidade das estradas vicinais possibilita a trafegabilidade para o escoamento dos produtos agrícolas e, ao mesmo tempo, leva a educação e a saúde até às comunidades rurais mais afastadas. Com isso, a Semagric pretende incentivar o retorno do homem ao campo”, diz a secretária de Agricultura, Josélia Saraiva.
Dentre as ações da Semagric estão a inclusão de áreas encapoeiradas ao processo produtivo com destoca e gradagem; programa de capacitação rural com cursos de viverista, apicultura, artesanato em cipó, curso de panificação, doma racional e olericultura ministrados pelo Senar; programa de distribuição de mudas; agroindustrialização para associações de produtores rurais com máquinas beneficiadoras de arroz, mandioca e despolpadeira de fruta para associações de produtores rurais; além de aquisição de máquinas e equipamentos (carretas, camionetes e tratores agrícolas), com recursos da Suframa.
Sebastião Geraldo Ferreira, 40 anos, morador do distrito de União Bandeirantes, relata as vantagens das ações: "o caminhão da feira da Semagric busca nossa produção e leva para a cidade, além disso fomos beneficiados com um trator agrícola que facilita o cultivo de café, banana, macaxeira e arroz.”, diz ele.
Em 2009 a secretaria pretende ampliar as atividades com programas de cultivo de peixes. Serão construídas tanques de piscicultura, com parceria e financiamentos para obtenção de alevinos e ração. Os projetos serão elaborados por uma empresa especializada. Outra meta da Semagric é alterar a legislação atual do SIM (Serviço de Inspeção Sanitária Municipal) que vistoria produtos de origem animal. O SIM orienta sobre questões sanitárias e fiscaliza as operações de higiene nos estabelecimentos. A meta é ampliar o serviço oferecido e incluir os benefícios de inspeção aos pequenos produtores rurais o que pode ampliar a venda dos produtos agrícolas produzidos na região. “A legislação atual da entidade atende só empresas cadastradas, em 2009 pretende-se incluir os produtos rurais nesta inspeção e garantir a aceitabilidade dos alimentos produzidos na zona rural de Porto Velho em um mercado mais amplo” diz Silvia Fonseca, diretora do Departamento de Inspeção Municipal.