Será conhecida nesta terça-feira (27), em Porto Velho (RO), a vencedora da fase estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007. A divulgação acontecerá às 20h,durante jantar no restaurante Boutique Gelada.
O prêmio é uma realização do Sebrae Nacional, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, vinculada à Presidência da República, e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, com o apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade.
Na ocasião, será feito também o lançamento oficial do prêmio de 2008, cuja premiação ocorrerá ano que vem.
A premiação foi concebida par premiar relatos de vida de mulheres de negócios que transformaram sonhos em realidade, tornando-se exemplo para outras que também querem realizar seu próprio sonho como empreendedoras.
Há casos de mulheres que criaram um pequeno negócio, geram empregos e mantêm a renda familiar a partir de sua iniciativa.
Para se ter uma idéia desse potencial, 36% dos novos empreendimentos brasileiros são iniciativas de mulheres.
Esta é a terceira edição do prêmio. A primeira, em 2004, contou com a participação de 700 histórias registradas. A segunda, em 2005, com 1.300 inscrições, enquanto que a terceira, de 2006 para 2007, saltou para 2.188 registros.
Participam do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios proprietárias de micro e pequenas empresas, membros de grupos formais de produção (cooperativas e associações, por exemplo), desde que constituídas por pequenas empreendedoras com o apoio do Sebrae.
Na fase estadual de Rondônia, a primeira ganhadora foi Jane Ales Paiva, empresária do ramo de bijuterias, da empresa Oficina da Arte, de Ji-Paraná. A segunda vitoriosa foi Ilvanete Bortolanza Souza, da Menina dos Olhos Ótica, da cidade de Vilhena.
"A ganhadora desta vez, entre as 32 empreendedoras inscritas, receberá troféu, certificado e uma bolsa do curso Empretec, do Sebrae", informa Neila Pire Myrria, do Sebrae.