Produtores de flores e varejistas têm palestra sobre mercado

Produtores de flores e varejistas têm palestra sobre mercado

Produtores de flores e varejistas têm palestra sobre mercado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de visitar, durante o dia, propriedades para conhecer a forma de cultivo, manejo, qualidade de flores e folhagens, mercado e preços praticados pelos produtores porto-velhenses, à noite da última terça-feira (27) o consultor costarriquenho Jose Guillermo Murillo Seguro deu palestra sobre as oportunidades comerciais na floricultura. O evento, que reuniu em torno de 70 participantes, aconteceu no auditório da sede do Sebrae em Rondônia, em Porto Velho, a maioria produtores de flores tropicais e representantes de entidades parceiras. Entre os presentes estavam também a diretora-técnica do Sebrae no Amazonas, Maria José Alves da Silva, a coordenadora regional do Projeto Estruturante da Região Amazônica de Flores Tropicais, Vanusa Reis das Chagas, a coordenadora estadual do Projeto, Roberta Cavalcanti Osório de Barros, e Léa Lagares, coordenadora nacional do Projeto de Flores do Sebrae Nacional. Assim como Léa e Maria José, Guillermo Murillo, cujo país cultiva e exporta flores tropicais para países da Europa e da Ásia, foi a algumas propriedades rurais e destacaram a qualidade das flores cultivadas na capital rondoniense, externando pontos de vista quanto ao potencial da Amazônia brasileira nos mercado nacional e internacional. O costarriquenho deu consultorias, fez sugestões e observações que certamente contribuirão para a evolução da cadeia produtiva. Também acompanharam seu trabalho em Porto Velho técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ação teve ainda o apoio da Superintendência Federal da Agricultura, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Entre reuniões com técnicos do Sebrae, visitas às propriedades rurais e também a empresas que vendem flores, o grupo gestor do Projeto Estruturante da Região Amazônica de Flores Tropicais, definiu que quatro técnicos, dois de Porto Velho e dois de Ji-Paraná (região central de Rondônia) serão capacitados para atuar como multiplicadores em cultivo de produção de flores, controle de pragas, embalagens e vendas, além de dar assistência técnica a produtores Durante a estada da delegação em Rondônia, constatou-se que o Estado está entre os quatro primeiros produtores de flores tropicais, em qualidade, na região. Na palestra, produtores ouviram com detalhes e interação informações quanto a cultivo das espécies, época certa de colheita, preços praticados no mercado, preço para exportação etc. O mesmo trabalho vem sendo feito nos demais Estados da região Norte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS