ARTIGO - Os pingos nos is : Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Os pingos nos is : Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Os pingos nos is :  Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, José Hermínio Coelho (PT), conseguiu o que para muitos parecia uma tarefa impossível, ou seja, restabelecer seus direitos políticos, suspensos por decisão da Justiça Eleitoral, mediante o pagamento de uma multa, no valor de três mil, quatrocentos e vinte reais. Uma decepção para os que gostariam de apeá-lo da cadeira presidencial. O valor, em dinheiro, foi depositado no Banco Itaú, Agência 0663, Conta Corrente 23.902-8, às 9h, no Caixa 003905239, em nome da Associação de Pais e Amigos de Toxicômanos de Rondônia (APATOX). Além da importância, Hermínio doou vinte colchões e, de quebra, ainda prometeu ajudar à instituição, mensalmente, com a doação de cestas básicas, à semelhança do que tem feito com outras entidades e pessoas carentes. Segundo ele, o processo que culminou com a suspensão de seus direitos políticos (não confundir com cassação ou perda de mandato, quer seja por compra de voto, quer seja por fraude eleitoral) começou na eleição municipal de 2004, mais precisamente no Ginásio do SESI, onde funcionava a sua Seção. Um problema na urna eletrônica o teria impedido de votar. A máquina não registrou o seu voto, porque estava com defeito. O fato teria sido comprovado, posteriormente, por técnicos da própria Justiça Eleitoral. Hermínio reclamou e acabou batendo de frente com a presidente da mesa. Admoestado, não se conformou. O bate-boca intensificou-se, mas ele garante que não desancou para a agressão física nem pessoal. “Estava revoltado era com a máquina”. E disse: “o que estão fazendo comigo é uma sacanagem”. Acabou sobrando para os costados do petista. Além de ter sido impedido de votar, ele afirma que foi obrigado, por ordem do juiz da 21ª Zona Eleitoral, a permanecer de molho no ginásio, em local reservado, até o final da eleição. Meses depois, ao ser informado, por seu advogado, de que tinha sido condenado pelo TRE a pagar uma multa de um salário mínimo, durante nove meses, à APATOX e que poderia recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, Hermínio assegura que refutou a idéia do recurso, de pronto. “Perdi em primeira instância. Poderia ter recorrido ao TSE, mas preferi pagar a multa à APATOX, que é uma entidade séria e responsável, cujo trabalho é merecedor dos maiores encômio, a ter que ficar brigando nos tribunais, o que seria muito desgastante, embora discorde da decisão da Justiça Eleitoral”. E completou: “por mim, teria pagado a multa integral, no momento da notificação, mas meu advogado optou pelo parcelamento”. Às 14h35 de quinta-feira (5/02), Hermínio recebeu a visita de seu advogado, no gabinete da presidência. Na pasta, dentre outros documentos, uma certidão de nada consta, que acabara de ser emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, restabelecendo seus direitos políticos. Agora, o advogado disse que vai solicitar ao juiz da 21ª Zona Eleitoral que oficialize a decisão à Câmara, colocando, assim, um ponto final nesse imbróglio eleitoral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS