Em Cacoal, interior de Rondônia, onde ocorre até sexta-feira a 1ª Semana do Apicultor, realizada pelo Banco do Brasil, o Sebrae montou um estande em que expõe produtos apícolas, derivados e também artesanato produzido pela comunidade local. O mostruário, que divulga a produção doméstica nas áreas de alimento e artística, foi instalado na agência do BB na cidade.
*O Sebrae é um dos parceiros do Banco do Brasil na realização do evento, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia e prefeitura da Cacoal, através da Secretaria de Agricultura.
*Paralelamente à exposição, o Sebrae realiza cursos de capacitação a produtores rurais, incluídos aí os da agricultura familiar, organizados em associações comunitárias, investindo na qualificação de mão-de-obra e formação de empreendedores competitivos.
*Humberto Moreno de Andrade, gerente do BB em Cacoal, explica que o objetivo da semana é contribuir para que a produção apícola na região de Cacoal dê um salto qualitativo, passando das atuais 12 toneladas para 30 toneladas ao ano, com o apoio do Apiscentro, projeto que tem entre seus agentes estratégicos o Sebrae em Rondônia.
*Agenda de cursos
*Além do estande para exposição de produtos apícolas, o Sebrae vem participando da 1ª Semana do Apicultor de Cacoal com cursos de culinária que tem como principal ingrediente o mel de abelha a esposas, filhos de apicultores e merendeiras de três escolas piloto, além de uma série de palestras do produto como alimento, fonte de negócio e enriquecimento da merenda escolar.